Vice-coordenadora do PPGCOM-UFMT, Tamires Coelho faz palestra no PPGCOM-UFMS

Postado por: Gerson Luiz Martins

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS) promoveu, no último dia 16 de agosto, palestra com a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM-UFMT), Dra. Tamires Coelho que falou sobre “Deslocamentos, reflexões e possibilidades interseccionais para pesquisar e transformar a comunicação”, como parte do trabalho de integração e intercambio entre os programas de pós-graduação em Comunicação da região Centro-Oeste. A professora Dra. Tamires Coelho esteve no PPGCOMUFMS para participar de Banca de Defesa da discente Thalia Zortea, orientada pela professora Dra. Katarini Miguel.

A professora Dra. Tamires Coelho é professora do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM-UFMT). Doutora em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa em Processos Comunicativos e Práticas Sociais, com bolsa da CAPES. Fez estágio doutoral no École des Hautes Études en Sciences de lInformation et de la Communication (CELSA), Université Paris-Sorbonne, com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuou como pesquisadora associada ao Groupe de recherches interdisciplinaires sur les processus de information et de communication Groupe de recherches interdisciplinaires sur les processus de information et de communication (GRIPIC). Lidera atualmente o Grupo CICLO/UFMT (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania). Integrante do Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção – PROCESSOCOM (CNPq/CAPES/UNISINOS) e da Rede Temática de cooperação, comunicação, cidadania, educação e integração da América Latina (Rede AmLat). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Realizou intercâmbio na Universidade do Minho (Portugal) para cursar disciplinas de graduação e mestrado em Ciências da Comunicação. Atua na área de Comunicação e Política, com destaque para temas que envolvem Jornalismo Digital; Jornalismo Impresso; Desigualdade de Gênero; Feminismos; Comunidades; Redes Sociais; Estética e Política; Comunicação e Cidadania; Metodologia.

De acordo com a pesquisadora, na palestra, “o jornalismo independente é uma situação circunstancial decorrente das características de cada local, e destacou que o jornalismo independente é relativo ao local dos centros de poder, periferia e centro”.  Destacou ainda a necessidade de “respeito a criatividade e a força de vontade das pessoas marginalizadas, sem romantizar”.

A professora e pesquisadora do PPGCOM-UFMS, Dra. Katarini Miguel destacou que “a presença da professora Tamires Coelho reforça uma parceria com um estado irmão, Mato Grosso, tão próximo da gente em vários sentidos e que também tem um programa de pós em comunicação preocupado com as questões sociais das nossas localidades”.