Projetos de Pesquisa – Corpo Docente

Daniela Ota

O processo de migração das emissoras AM para FM em Mato Grosso do Sul: impactos e contextos regionais

O presente projeto tem como objetivo analisar as formas de produção em radiojornalismo em nível local e regional, após a migração das emissoras AM para FM. O rádio AM foi o primeiro meio de comunicação de massa e não se distinguia apenas enquanto abrangência, alcance de propagação, mas também por primar pelo conteúdo jornalístico e esportivo, e pela linguagem mais próxima dos ouvintes. Por meio de estudo comparado e da aplicação de entrevistas em profundidade pretendemos avaliar os impactos e desafios dessa migração frente a convergência tecnológica e frente aos desafios que os proprietários da emissoras irão enfrentar como custo, público/ouvintes, programação, entre outros.


Gerson Luiz Martins

Estudo comparativo Espanha e Brasil em portais de notícias de referência: análise e aplicação do protocolo de qualidade para conteúdos em ciberjornalismo

Descrição: O projeto objetiva aplicar o Protocolo de Qualidade desenvolvido pelo Laicom / UAB, Barcelona, em quatro cibermeios jornalísticos de referência na Espanha e no Brasil, quais sejam El País e La Vanguardia (Espanha) e Folha de S.Paulo e G1 (Brasil)  e estabelecer uma comparação na qualidade do tratamento da informação na portada dos cibermeios escolhidos e na notícia de preferência do leitor, em procedimentos de teste. A pesquisa utiliza da metodologia de aplicação qualitativa desenvolvida pelos pesquisadores do Laicom, Angel Rodriguez Bravo e Norminanda Montoya denominada Protocolo EVA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Gerson Luiz Martins – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.Número de orientações: 3


Helder Filipe Rocha Prior

The Social Representation of Political Scandal in the Brazilian Press:Semiotic and Pragmatic in Mass Media

The following research project seeks to analyse the media reconstruction and the social representation of the political scandal in the brazilian media, particularly the case that became known as Operação Lava Jato.We will examine aspects of the media communication that convert scandal into a media event, that is, into a selected event, framed and constructed by the media. From our perspective, the study of the scandal enables a more precise understanding of the relationships that are established between political culture, the media organizations and the sphere of justice, raising questions about the role of the media in setting the public debate, to the discoursestrategies of the press, to the mediatisation of Justice, but also to the judicialisation of politics.As the setting of the media discourse is far from being a random process, the empirical illustration will seek to assess the use of linguistic rhetorical and meaning effects inherent to scandal as a media artefact. The analysis to the case Lavo Jato will bring indicators on the media role in the reconfiguration of the event and in its public perception in the encounter that occurs between the text and the receiver (viewer), about the ways how the ideological positioning of the press groups affects the media reconstruction and the construction of narratives about the event, as well as about the consequences of the case to the brazilian democracy.On the other hand, it will also be relevant to analyse not only the way the media configures the scandal but also the media strategies of silencing and blocking some scandals about certain political actors


Julio Carlos Bezerra

Ontologias: cinema, especulação, perspectivismo e pampsiquismo

O cinema bagunça finito e infinito, substância e acidente, alma e corpo, sensível e inteligível. É uma relação íntima entre o artifício e a realidade. É a semelhança de um ícone e a impressão de um índice. É a luz física da fotografia e a luz mágica e espiritual do projetor. Um invento científico e uma atração de circo. O cinema é a possibilidade da presença da pura duração dentro da construção temporal, de novas relações entre continuidade e descontinuidade. Ele marca uma nova relação entre aparência e realidade, entre uma coisa e seu duplo, entre o virtual e o real. “O cinema é um paradoxo”, diz Alain Badiou, sempre girando “em torno da questão da relação entre ser e aparecer”. A sua questão, o tema maior do cinema, é realmente o problema do “Ser”. O cinema é uma arte ontológica. Este projeto de pesquisa visa investigar uma certa tradição do pensamento sobre a sétima arte, bem como propor um diálogo com autores, correntes e conceitos que, embora não tematizem o cinema, são capazes de nos fazer enxergar os limites da teoria e caminhos para escapar deles. Ao pensar no cinema com essas lentes, somos levados a possíveis formas de pensar sobre o cinema sem reforçar as ideias de “bifurcação da natureza” e “correlacionismo”, esboçando uma forma futura de apreciação e abordagem da arte cinematográfica.


Katarini Miguel

Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede: experiências jornalísticas socioambientais e feministas

O projeto consiste em uma ampliação e desdobramentos das pesquisas realizadas desde 2014. Nesta fase, buscamos dimensionar a expressão comunicativa dos movimentos sociais em rede, no sentido de alcançar os recursos tecnológicos utilizados, as estratégias ativistas e discursivas, a estética predominante e, sobretudo, as práticas jornalísticas empregadas e como ressignificam os preceitos convencionais do jornalismo em um cenário de múltiplas narrativas de diferentes atores sociais. Nesse sentido, ao longo das atividades, pretendemos: 1) consolidar conceitos teóricos sobre movimentos sociais e ativismos midiáticos (ciberativismo, midialivrismo, mídia multidão), com a publicação de diretrizes para entender esses novos compostos no campo científico do jornalismo. 2) Levantar e ampliar as iniciativas de comunicação de grupos ambientalistas, investigações já em curso, e diagnosticar o jornalismo com perspectiva de gênero, para a composição de um mapa do midiativismo socioambiental e feminista. 3) E, por fim, analisar produções específicas desses grupos para entender as marcas de apuração e composição dos conteúdos pretensamente jornalístico.


Márcia Gomes

Adaptação de obras literárias para o audiovisual: as obras no fluxo das mídias

Esta pesquisa tem como finalidade discutir os aproveitamentos temáticos e situacionais que uns produtos midiáticos fazem de outros textos “precedentes”, que continuam mostrando-se vigentes com sua presença, reciclada, na indústria dos meios de comunicação. O foco recai em explorar os mecanismos de inclusão e exclusão das idéias na atualização das obras, em primeiro lugar, e os ajustes e adequações que se realizam para efetuar a transposição entre suportes, gêneros e contextos de produção. Dos vários tipos de texto, enfatiza-se a contribuição de obras literárias para a composição de produtos cinematográficos e televisivos. A análise da recriação de textos é feita a partir de duas adaptações, uma cinematográfica e outra televisiva, de duas importantes obras literárias de língua portuguesa: O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, e Dom Casmurro, de Machado de Assis.

 

Jovens e consumo midiático em tempos de convergência: os usos sociais das mídias em Mato Grosso do Sul

Esta pesquisa visa explorar os usos sociais das mídias pelos jovens sul-mato-grossenses. A exploração, neste caso, se dará através da realização de entrevistas em profundidade, por um lado, e através de coleta de material a partir de grupos de discussões promovidos em escolas e universidades, por outro lado, cujos participantes serão jovens com idades entre 18 e 24 anos, moradores dos municípios de Terenos, Aquidauana e Campo Grande. A proposta é averiguar o lugar cultural e social assumido por essas tecnologias e dispositivos de comunicação na vida ordinária as pessoas, resgatando esse vínculo desde um enfoque que os vincula com o contexto histórico e social dos usuários de mídias. Entre os fatores observados nas entrevistas e grupos de discussão estão a vivência que os jovens têm as mídias, seus rituais de consumo, suas formas de uso e de combinação de mídias, a proporcionalidade entre os usos que fazem para qualificação profissional, trabalho, compras, lazer, convivência e integração social. O projeto faz parte da Rede Brasil Conectado, coordenado pela profa. Nilda Jacks (UFRGS) e iniciou seus trabalhos no ano de 2012. A rede tem como objeto de estudo o consumo de mídias no país e explora, analisa e contrasta as práticas de uso e de consumo desde as especificidades históricas, geográficas e econômicas das várias regiões do Brasil. O grupo tem equipes em cada um dos estados e na capital federal. As equipes estão organizadas por regiões, e a equipe de Mato Grosso do Sul desenvolve seus trabalhos em associação às demais equipes do Centro-Oeste.

 


Marcos Paulo da Silva

Cotidiano e Estética Jornalística: A Contribuição da Sociologia das Formas para as Teorias do Jornalismo

O projeto de pesquisa objetiva a sistematização das principais contribuições conceituais e metodológicas da tradição teórica da sociologia das formas literárias para a ampliação de compreensão das Teorias do Jornalismo. Busca, assim, o mapeamento tanto de autores e de obras vinculados à tradição teórica da sociologia das formas literárias que possam contribuir com seus pressupostos conceituais e metodológicos para os estudos teóricos em Jornalismo – em especial a contribuição do crítico literário italiano Franco Moretti –, quanto, em sentido contrário, o mapeamento de autores e de obras vinculados aos estudos teóricos do Jornalismo que forneçam subsídios teórico-conceituais e metodológicos em diálogo com os pressupostos da sociologia das formas literárias. Espera-se que tal sistematização resulte no levantamento e no aprimoramento de hipóteses e de pressupostos das teorias literárias que contribuam para a complexificação dos estudos teóricos em Jornalismo por intermédio das dimensões constitutivas da vida cotidiana, colaborando para o avanço do estado da arte do campo, bem como em aplicações empíricas calcadas no campo jornalístico, em particular a partir de estudos devotados ao universo dos meios de comunicação localizados nas particularidades socioculturais e nas identidades regionais de Mato Grosso do Sul.

 

Cotidiano e noticiabilidade na imprensa sul-mato-grossense: interfaces entre jornalistas, assessores e público

O projeto objetiva dimensionar as reflexões teóricas sobre as dinâmicas de seleção e de compreensão das notícias para a realidade sul-mato-grossense. Como recorte empírico, a pesquisa deve se sustentar nas relações entre cotidiano e noticiabilidade (isto é, os parâmetros que levam um determinado assunto a receber a valoração de notícia) em quatro cidades: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. No campo teórico, parte-se da premissa de que o conceito de noticiabilidade configura um constructo eminentemente cognitivo – ou seja, que diz respeito a julgamentos individuais – de jornalistas ou não – projetados sobre os acontecimentos do mundo fenomênico. Da mesma forma, entende-se que as ideias de noticiabilidade e de notícia não são noções equivalentes, uma vez que representam constructos teoricamente distintos: enquanto a noticiabilidade é definida no nível individual de análise e leva em consideração a questão da saliência pessoal que um evento provoca, a notícia consiste em um artefato social complexo formatado por níveis de influência que variam das opções individuais dos jornalistas às mais amplas estruturas socioculturais presentes na sociedade. Serão privilegiados nas análises comparativas os procedimentos metodológicos da análise de conteúdo de jornais e da pesquisa qualitativa voltada a três grupos sociais de importância determinante na cadeia comunicativa do jornalismo: os jornalistas profissionais, os assessores de imprensa e o público em geral.


Mario Luiz Fernandes

Perfil da pequena imprensa de Mato Grosso do Sul

O projeto de pesquisa Perfil da pequena imprensa de Mato Grosso do Sul visa identificar os pequenos jornais em circulação no estado e traçar o perfil destes veículos quanto a sua estrutura empresarial e editorial. Esse perfil tem como ponto de partida dois eixos centrais: 1) De ordem estrutural empresarial-editorial ? a) apurar o número de pequenos jornais existentes no estado; b) levantar qual a estrutura da pequena empresa jornalística; b) identificar as características do produto jornal; c) traçar o perfil de seus jornalistas; d) identificar o perfil dos empresários do setor; 2) De ordem conjuntural ? a) avaliar o índice de crescimento destes veículos; b) identificar os fatores sócio-econômicos e tecnológicos que contribuíram para este desempenho. Tem como base teórico-metodológica a hipótese de newsmaking. Será realizada pesquisa de campo com empresários e jornalistas do setor, através de questionários com perguntas abertas e fechadas. A meta inicial da amostragem aleatória é pesquisar 50% (60) das 120 empresas jornalísticas (estimativa) existentes no estado.


Rose Pinheiro

A contribuição da Educomunicação para o Ensino Superior
Descrição: O objetivo desta pesquisa é entender de que maneira a apropriação dos meios de comunicação e das novas tecnologias influencia a formação dos jornalistas profissionais. O meu interesse principal é verificar a contribuição dos conceitos da Educomunicação para o ensino superior, especialmente os cursos de Jornalismo em Campo Grande (MS). Parto dos resultados obtidos nas práticas realizadas nas escolas públicas e privadas do ensino Fundamental e Médio em todo o Brasil. Nesse sentido, me parece consolidado o entendimento de que a apropriação dos meios de comunicação e das novas tecnologias ajuda a formação de cidadãos críticos e atuantes em suas comunidades escolares e seus entornos. Um dos exemplos mais recorrente é o Programa Nas Ondas do Rádio, instituído pela Prefeitura de São Paulo, em 2004, e que tem levado professores e alunos, por meio do paradigma educomunicativo, a transformar suas relações dentro e fora da sala de aula. Esta pesquisa pretende aprofundar a reflexão sobre a relação comunicação e educação na prática pedagógica dos cursos de Jornalismo oferecidos pelas instituições de ensino superior: UFMS, UCDB, Anhanguera-Uniderp e Estácio, em Campo Grande (MS), identificando as relações existentes em sala de aula e nas mídias sociais. A pesquisa se torna ainda mais atual e necessária frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo, instituídas em 2013 e colocadas em prática a partir de 2015. As DCNs preconizam o uso de metodologias ativas e a preparação de profissionais que estejam prontos para atuar num contexto de mutação e convergência tecnológica.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Rose Mara Pinheiro – Coordenador.

Tais Fenelon

Fluxo de conteúdos em plataformas digitais: dos telejornais de TV aberta local para o Youtube e mídias sociais

Esta pesquisa é uma sequência do projeto “Conteúdo transmídia no telejornalismo local” desenvolvido de 2013 a 2016 e do projeto “O uso de novas tecnologias na produção de conteúdo televisivo local das emissoras de TV de Campo Grande, MS: SBTMS, TV Morena e Record MS” desenvolvido de 2017 a 2019. Após uma observação empírica notou-se que as emissoras de TV aberta local já criaram seus canais no Youtube e vem utilizando a plataforma para postagem de conteúdo informativo.. Como problema de pesquisa foram formuladas as seguintes questões: Como as emissoras de TV aberta local SBTMS e TV MS Record de Campo Grande, MS, vem explorando o canal do Youtube na publicação de conteúdo? Há práticas de remediação de conteúdo? Há produção específica para o canal ou apenas transposição de conteúdo? Quais características estão sendo desenvolvidas e pensadas para o público consumidor de conteúdo do Youtube? Quais são os novos paradigmas que vem sendo firmados na produção de conteúdo para o Youtube a partir do uso de ferramentas digitais? Para buscar indícios que revelem o atual cenário da produção de conteúdo para o Youtube optou-se pela metodologia do estudo de caso, que servirá de guia metodológico desta pesquisa para explorar o tema proposto. Esta pesquisa busca dar enfoque aos estudos da linha de pesquisa Mídia e regionalidade a qual faço parte no PPGCOM/FAALC contribuindo para a divulgação e disseminação dos estudos regionais.