Seminário ministrado pelo pesquisador Dr. Rafael Paes debate a qualidade do texto jornalístico

Postado por: Gerson Luiz Martins

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PPGCOM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Dr. Rafael Paes Henriques ministrou Seminário para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em que foi debatido os princípios da qualidade do texto jornalístico. O tema foi pautado na teoria do jornalismo desenvolvida pelo pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adelmo Genro Filho, falecido em 1988, publicada no livro “O Segredo da Pirâmide” em 1987 pela Editora Tchê da cidade de Porto Alegre, em que  apresenta a prática do jornalismo se baseia num conjunto de impressões empíricas. O livro de Adelmo Genro Filho pode ser acessado na Internet, no endereço  http://www.adelmo.com.br/index1.htm.

Segundo o pesquisador Rafael Henriques o Seminário também abordou temas como o texto jornalístico “interessado”, que aborda o fato a partir de perspectivas que interessam temas sociais, políticos, econômicos, profissionais e ainda empresariais a partir do gerenciamento da mídia. O professor também destacou que a adaptação ao ambiente digital, que “transforma cotidianamente o jornalismo” é a forma que as empresas jornalísticas e os próprios jornalistas devem usar para sua sobrevivência. Henriques destaca que o futuro do jornalismo se caracteriza com foco na segmentação, seja como jornais pautados pelos temas sociais, gênero, “o jornalismo de nicho”.

O professor e pesquisador Rafael Paes Henriques possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2003), graduação em Filosofia pela Ufes (2012), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2008), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2012) e Pós-doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2019). Atualmente é professor no Departamento de Comunicação Social da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, da mesma Universidade, membro do Conselho Editorial da Editora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de membro do Conselho Científico da SBPJor (2023-2025). Também é membro da Red Iberoamericana de Investigación en Cultura y Conocimiento de los Sistemas Alimentarios (RIICCA). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Jornalismo e Telejornalismo.