Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) promove disciplina integrada em parceria com PPGCOM-UFMS

Postado por: Gerson Luiz Martins

A Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, Renoi promoverá, em parceria com vários programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMs) no Brasil uma disciplina integrada que, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), terá o nome Crítica de Mídia. A iniciativa é dos pesquisadores que participam da Renoi em todo Brasil e reúne os PPGCOMs da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru; Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A disciplina é um esforço coletivo de pesquisadores da Rede Nacional de Observatório da Imprensa (Renoi), vinculados a oito Programas de Pós-Graduação de instituições públicas de ensino de todas as regiões brasileiras. Com duração de 60 horas, a disciplina será ofertada com atividades síncronas e assíncronas. A modalidade se deve às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, otimizada pelo uso de sistemas de transmissão de áudio e vídeo em tempo real. As aulas se darão por meio do Google Meet com link gerado previamente, a partir do respectivo programa responsável e do calendário de aulas. A disciplina será ofertada de forma simultânea em todos os PPGs envolvidos entre agosto e novembro. As aulas síncronas terão duração de até duas horas, complementadas atividades assíncronas de forma a integralizar a carga horária prevista. Cada PPG assume uma ou duas aulas da disciplina, previstos encontros com representantes dos PPGs no início e final da disciplina. A disciplina é de quatro créditos de pós-graduação e serão admitidos para matrícula os alunos de mestrado e doutorado, em turma mista.

A disciplina abordará os seguintes temas como ementa, Evolução das práticas jornalísticas e midiáticas. Crítica de mídia em contexto de crise do jornalismo e de credibilidade institucional em xeque. Experiências brasileiras de crítica de mídia. Qualidade Jornalística: conceito, avaliação e implementação. Media accountability e Responsabilidade Social da Imprensa. Acesso à informação e direito à comunicação: desafios brasileiros. Práticas e projetos de literacia midiática e literacia digital. Novas agendas para a mídia e o jornalismo.