Procad UFMS, USP e UFRN realiza Seminário Contribuições que faz um balanço de atividades

Postado por: Gerson Luiz Martins

O  Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) realizado entre os Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM-UFRN) realiza um Seminário virtual para realizar um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos anos do Programa. O evento acontece no dia 30 de setembro, às 14h30 e pode ser acessado no endereço www.bit.ly/LiveProcad. Participam dos debates do Seminários os professores do PPGCOM-UFMS, Mario Luiz Fernandes, coordenador local; Marcos Paulo da Silva, Greicy Mara França, Márcia Gomes, Daniela Ota, além dos professores do PPGCOM-USP e PPGEM-UFRN.

Segundo o coordenador local do Procad UFMS-USP-UFRN, Mario Luiz Fernandes “seis anos de intensa produção e intercâmbio acadêmico marcaram as ações do projeto de pesquisa Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: usos midiáticos, culturais e linguagens, desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto financiado pela Capes por meio do edital Procad/2013 iniciou em 2015 e o seu seminário de encerramento acontece nesta quarta-feira, 30, a partir das 14:00 horas, via Google Meet. A coordenação geral do projeto é do professor Eneus Trindade (USP)”.

Destacou ainda o professor Fernandes que “entre outras atividades, foram publicados dois livros: Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas (2019) e o segundo a ser lançado em dezembro de 2020. Foram realizadas missões docentes nas quais os professores envolvidos ministraram aulas nos três Programas; três pós-doutorados, entre eles o realizado pela professora Daniela Ota na USP; dois seminários avançados reunindo os 15 professores participantes do projeto; um seminário internacional com a participação do pesquisador Fernando Contreras, da Universidade de Sevilha (Espanha)”.

O coordenador local do projeto, professor Mario Luiz Fernandes, destaca como um ponto importante para o PPGCOM da UFMS o fato de que 11 (20,7%) dos 53 alunos de mestrado que ingressaram no Programa entre 2014 e 2018, cursaram um semestre de disciplinas na USP (dez) e na UFRN (um). Eles receberam bolsa para custeio das passagens, alimentação e estadia. “Foi uma experiência riquíssima para estes alunos e sem este auxílio não seria possível”. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS (PPGCOM-UFMS), Mestrado recebeu um aluno de doutorado da USP por um semestre. Seis alunos do curso de graduação em Jornalismo também foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica para o desenvolvimento de pesquisa.

O  coordenador local afirmou ainda que “ao todo, 15 professores participam com seus respectivos subprojetos articulados ao projeto principal, que tem como eixo teórico as Mediações Culturais formuladas pelo professor espanhol radicado na Colômbia, Jesús Martín-Barbero. Pela UFMS participaram os professores Daniela Ota, Graicy Mara França, Márcia Gomes Marques, Marcos Paulo da Silva e Mario Luiz Fernandes. Os subprojetos analisaram diferentes perspectivas das Mediações Culturais na mídia local”.