Pesquisadores do PPGCOM participam como palestrantes e apresentam pesquisa no Simpósio Internacional de Ciberjornalismo nos Estados Unidos

Postado por: Gerson Luiz Martins

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) professor Dr. Gerson Luiz Martins e Silvio Monteiro Junior participam, no próximo dia 29 de março, do 18o. Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital, evento que faz parte do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (International Symposium on Online Journalism -ISOJ) promovido pelo Knight Center for Journalism in the Americas da Universidade do Texas na cidade de Austin nos Estados Unidos. Os pesquisadores do PPGCOM apresentam trabalho de pesquisa no painel Investigaciones académicas del periodismo latinoamericano e estão na lista de palestrantes que tem na programação Erich De La Fuente, professor da Florida International University (EEUU); Gerson Luiz Martins, professor,  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Silvio Monteiro Juniorestudante do curso de  Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(Brasil) e Vanessa de Macedo Higgins Joyce, professora da Texas State University (EEUU).

O Centro Knight de Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, desde 2002, organiza programas de extensão universitária e treinamento para jornalistas da América Latina e do Caribe.  O Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), organizado anualmente pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin, tornou-se uma das conferências de jornalismo mais prestigiadas do mundo. O ISOJ começou em 1999 como um pequeno simpósio focado na indústria de notícias digital nascente nos Estados Unidos, tornou-se internacional em 2003, adicionou um componente de pesquisa acadêmica em 2004 e uma revista revisada por pares em 2011. Desde 2008, o Centro Knight também organiza o Coloquio Iberoamericano de Periodismo Digital (Colóquio Ibero-americano de Jornalismo Digital) no dia seguinte ao ISOJ. O Colóquio é uma conferência menor, em espanhol, criada para aproveitar a presença na ISOJ de muitos jornalistas, executivos de mídia e acadêmicos da América Latina, Espanha e Portugal e promover uma discussão sobre a evolução do ciberjornalismo com foco regional.

Diretor do Centro Knight, Rosental Alves

O Centro Knight foi criado em 2002 pelo professor Rosental Calmon Alves,  titular da Cátedra Knight de Jornalismo e da Cátedra UNESCO em Comunicação da Escola de Jornalismo e Mídia da Moody College of Communication na Universidade do Texas em Austin. O Centro Knight também se tornou referência para notícias e informações sobre jornalismo e liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe desde que começou a cobrir essas questões com um blog lançado em 2003. Em 2020, depois de 17 anos o blog Jornalismo nas Américas se tornou a LatAm Journalism Review, uma revista digital independente. O Centro Knight auxilia jornalistas independentes no Hemisfério Ocidental a criar uma nova geração de associações e outras organizações para elevar os padrões do jornalismo em seus países. Os programas de treinamento beneficiaram inúmeros jornalistas, professores e estudantes de jornalismo nas Américas. Desde 2012, o Journalism Courses, o programa de ensino à distância do Centro, oferece cursos de forma remota e abertos (MOOCs, na sigla em inglês) para jornalistas de todo o mundo.

Foto: pesquisadores Dr. Gerson Luiz Martins e Silvio Monteiro Junior em apresentação de pesquisa no 22o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2024), na Universidade Federal do Pará em novembro de 2024.