Pesquisador do PPGCOM-UFMS publica livro sobre comunicação e política na era da midiatização

Postado por: Gerson Luiz Martins

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Helder Prior publicou em junho passado livro de sua autoria com o título “Mediacracia. Comunicação e Política na era da mediatização”, pela Editora Media XXI da cidade do Porto, Portugal. O livro oferece ao leitor uma introdução à especialidade da Comunicação Política. O livro destina-se aos pesquisadores da área, bem como aos alunos dos cursos de Ciências da Comunicação e Ciência Política.

A obra apresenta textos que discutem e exploram alguns dos efeitos mediáticos e políticos do processo de mediatização. O tema do livro gravita em torno da intersecção entre o campo da comunicação e a esfera política, analisa as dinâmicas impostas pela colonização da política pelo campo dos media, o predomínio de estratégias centradas no marketing e no spin doctoring, as relações entre política e entretenimento, as ameaças do populismo e da desinformação para as democracias contemporâneas, o fenômeno da pós-verdade, as relações entre mentira e política, a atualidade dos escândalos de corrupção e outros temas que resultam da interface entre a Comunicação e a Política nas sociedades midiatizadas.

O professor Dr. Helder Prior é doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.

O livro está disponível para venda na página de Internet da Editora Media XXI e na livraria da Amazon.