Pesquisador do PPGCOM é eleito presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor

Postado por: Gerson Luiz Martins

O pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), professor Dr. Marcos Paulo da Silva foi eleito o novo presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, no último dia 8 de novembro, durante o 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2019), realizado na Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram eleitos para a Diretoria Executiva o presidente Marcos Paulo Silva (UFMS), o vice-presidente Danilo Rothberg (Unesp), a diretora Administrativa Laura Strelow Storch (UFSM), a diretora Editorial Alciane Nolibos Baccin (Unipampa) e o diretor científico Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES); para o Conselho Científico a coordenadora do PPGCOM/UFG, professora Ana Carolina Pessoa Temer (UFG) e os professores Beatriz Alcaraz Marocco (Unisinos), Fernando Firmino (UEPB), Lia Seixas (UFBA), Paula Melani Rocha (UEPG), Rita de Cássia Romeiro Paulino (UFSC) e Roseli Fígaro (USP). O Conselho Administrativo, por sua vez, é composto pelos professores Cláudia Nonato (CPCT-ECA/USP), Mateus Yuri Passos (UMESP) e Vitor Curvelo Fontes Belém (UFS).

De acordo com nota publicada pela SBPJor, a “Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo busca agregar estudiosos de uma área específica do conhecimento e tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas ou acadêmicas ou profissionais já existentes, como Intercom, Compós, Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), International Communication Association, International Association for Mass Communication Research, Sociedad Ibero-americana de Periodistas en Internet e ALAIC. A entidade pretende estimular a articulação de uma rede nacional de pesquisadores em jornalismo a fim de que se possa constituir um lugar privilegiado, tanto para a apresentação de trabalhos, quanto para a formação de redes para pesquisas específicas”.

Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva e prof. Dr. Gerson Luiz Martins

O novo presidente da SBPJor é pesquisador do PPGCOM-UFMS desde novembro de 2013, ingressou no curso de Jornalismo da UFMS em fevereiro desse mesmo ano e atua na Linha de Pesquisa Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos. Atualmente é coordenador substituto do PPGCOM. Segundo o professor Marcos Paulo da Silva, a nova diretoria definiu dois objetivos, entre várias outras prioridades, primeiro em prol do desenvolvimento e ampliação da pesquisa científica, notadamente no campo do Jornalismo e em segundo o reforço do campo do Jornalismo como área científica. “Pretendemos focar, nesse período na direção da SBPJor, nas atividades em defesa da pesquisa científica, seja em seu desenvolvimento e qualificação, seja nas garantias do fomento, e ainda reforçar a importância do Jornalismo como campo de conhecimento, como ciência e como atividade estratégica para a sociedade”. O novo presidente da SBPJor ressalvou ainda que a diretoria eleita pretende retomar as parcerias de trabalho com a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Há alguns anos havia uma tradição, nos eventos das três entidades, uma parceria de trabalhos, onde em cada congresso a diretoria da instituição que realizava o congresso convidava o presidente das outras entidades para efetiva participação e assim promover uma integração maior das associações do campo do Jornalismo”. Segundo o professor Marcos Paulo da Silva essa integração começou quando o professor Gerson Luiz Martins, atual coordenador do PPGCOM-UFMS e membro fundador da SBPJor, era presidente da Abej.

O coordenador do PPGCOM, professor Gerson Luiz Martins destacou a importância da eleição do professor Marcos Paulo da Silva e ressalta que “nos anos em que esteve na diretoria Científica da entidade fez um excelente trabalho e que isso o credenciou como um pesquisador de respeito da comunidade científica do campo do Jornalismo e, portanto, foi um reconhecimento dessa competência na sua eleição para presidente. De outro lado, para o PPGCOM é sinônimo de qualidade para o trabalho executado no Programa, o que credencia, espero, para conseguirmos, nos próximos anos, abrir do curso de doutorado”. 

Coordenador do curso de Jornalismo, Dr. Mario Fernandes

O coordenador do curso de Jornalismo da UFMS, professor Dr. Mario Luiz Fernandes destacou que “a eleição do professor Marcos Paulo da Silva reforça a representatividade dos pesquisadores do PPGCOM e do curso no cenário nacional, além do professor Marcos Paulo, temos representantes como coordenador Regional Centro-Oeste da Rede Alcar, Mario Luiz Fernandes; a professora Daniela Ota como diretoria Regional também Centro-Oeste da Intercom; o professor Gerson Luiz Martins como diretor de Relações Institucionais da Abej”. Segundo o professor Dr. Mario Luiz Fernandes, isso reforça tanto o curso de graduação em Jornalismo, quanto a pós-graduação, destacou que é necessário reforçar a importância do Jornalismo para a sociedade e, para isso, qualificar a pesquisa em Jornalismo.