Pesquisador do PPGCOM faz palestra para alunos de graduação na UCDB
O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Helder Prior realizou, no dia 1 de outubro, palestra para alunos dos cursos de graduação na área de Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O pesquisador do PPGCOM–UFMS falou sobre suas pesquisas que analisam o comportamento da mídia em geral sobre temas políticos, em especial, sobre a cobertura que realizam do governo Bolsonaro. A palestra teve como tema principal “Mídia e populismo nas eleições de 2018”, o professor Dr. Hélder Prior tratou das pesquisas que realiza no PPGCOM-UFMS que mostram a influência das redes sociais e canais alternativos nas campanhas eleitorais, além de mencionar que as mídias sociais como meio utilizado por políticos populistas para difundir mensagens ideológicas sem qualquer intermediação. A palestra ainda abordou, segundo Prior, o conceito de populismo, em autores como Cas Mudde, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Jan Werner Muller. Posteriormente, a utilização das mídias digitais por parte dos movimentos neopopulistas, sobretudo o caso de Jair Bolsonaro em 2018. Na última parte, apresentou os resultados do trabalho sobre a cobertura da mídia brasileira e estrangeira nas eleições de 2018, sob a perspectiva do populismo.
De acordo com o coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Dr. Gerson Luiz Martins essas atividades são importantes para a difusão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMS, além de apresentar para estudantes da área de Comunicação, no caso da UCDB, alunos do curso de Jornalismo e do curso de Publicidade e Propaganda, os projetos e pesquisas que os professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação realizam. Destacou ainda o professor Martins que essas ações incentivam estudantes de graduação para a pesquisa científica e fortalece a demanda para os curso de Mestrado e Doutorado.
O professor e pesquisador Hélder Prior é doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicaçãoda Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre maio de 2014 e dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.
De acordo com o professor do curso de Jornalismo da UCDB, Dr. Oswaldo Ribeiro, em nota publicada na página da Universidade, “pesquisas como a de Hélder ajudam a comunidade acadêmica a entender a complexidade que envolve questões sobre o populismo. Estamos vivendo um momento político bastante complexo no Brasil e a mídia tem papel importante no contexto, então conhecer o tema e as reflexões em torno dele, ajuda no processo de formação dos futuros agentes da mídia”.
[ngg src=”galleries” ids=”4″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Fotos: Oswaldo Ribeiro e Marcos Rivany