Pesquisador em Ciberjornalismo realiza Seminário sobre Prática da Reportagem Multimídia no PPGCOM-UFMS

Postado por: Gerson Luiz Martins

O pesquisador egresso do curso de Doutorado em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina que realiza pós-doutoramento pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Alexandre Lenzi realizará um Seminário sobre “A prática da reportagem multimídia em empresas jornalísticas tradicionais e jornais nativos digitais” para os alunos do PPGCOM e demais interessados. O Seminário acontece na semana de 25 a 29 de novembro, no período da manhã. 

O Seminário, atividade realizada a cada semestre pelo PPGCOM, se constitui numa oportunidade para ampliar a oferta de disciplinas, cursos, seminários para os alunos do Programa e também atende o planejamento de atividades do pesquisador em pós-doutoramento. O pesquisador Alexandre Lenzi é doutor em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPJOR-UFSC), realiza pesquisa sobre redações jornalísticas convergentes, participou como pesquisador visitante do Centro de Estudos em Internet e vida Digital da Universidade de Navarra, Espanha com orientação do professor Dr. Ramón Salaverría; tem mestrado em Jornalismo e experiência profissional com reportagem, edição de jornalismo impresso e em cibermeios jornalísticos, e em comunicação institucional. Faz pesquisa de pós-doutoramento no PPGCOM-UFMS sobre “Jornalismo nativo digital: um estado do caso brasileiro Nexo” sob supervisão do professor Dr. Gerson Luiz Martins.

Livro resultado do doutorado de Alexandre Lenzi

O pesquisador Alexandre Lenzi é autor do livro “Inversão de papel: prioridade ao digital, um novo ciclo de inovação para jornais impressos”. A obra, conforme nota publicada pelo portal da revista Imprensa,  é resultado de mais de três anos de pesquisa e de entrevistas com profissionais de oito jornais do Brasil, da Argentina e da Espanha. Lenzi entrevistou lideranças estratégicas dos jornais espanhóis El País e El Mundo, do argentino Clarín, e dos brasileiros Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora. Há, ainda, a reprodução de uma entrevista realizada pelo autor com o pesquisador e professor espanhol Dr. Ramón Salaverría, sobre questões como a busca por um novo modelo de negócio aplicado ao jornalismo.

O Seminário do professor Alexandre Lenzi objetiva abordar os conceitos que envolvem a prática da grande reportagem multimídia no cenário contemporâneo e contextualizá-los dentro do contexto de mudanças da profissão; promover a reflexão conjunta aos alunos sobre a aplicação prática dos conceitos na rotina do jornalista moderno; incentivar o olhar crítico sobre produções jornalísticas contemporâneas (internacionais, nacionais
e regionais) e buscar uma postura propositiva frente aos novos desafios da profissão.