Pesquisa em Comunicação e suas interfaces multidisciplinares será o tema da palestra de Aula Inaugural de 2025 no PPGCOM
A pesquisa no campo da comunicação e suas interfaces multidisciplinares: avanços, desafios e perspectivas será o tema da palestra que a professora Dra. Nelia Del Bianco fará na Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de 2025, que acontece no próximo dia 10 de março às 8h30 no Auditório do Curso de Música da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC). A palestra faz parte da série de eventos científicos e acadêmicos que a coordenação do PPGCOM realizará em 2025. O evento Aula Inaugural é destinado a todos os professores, pesquisadores e discentes do PPGCOM que, neste ano, inicia a segunda turma do curso de Doutorado.
Segundo a professora Dra. Nelia Del Bianco, “não pretendo focalizar em apenas um subcampo de estudos, mas olhar para o geral e elencar 10 questões fundamentais que desafiam a pesquisa na contemporaneidade”. A professora Nelia Del Bianco destaca que “percebo com frequência que os pos-graduandos desenvolvem pesquisa no campo da Comunicação, mas não entendem sua natureza epistemológica, teórica e metodológico. Ficam presos aos seus objetos e esquecem desse dialogo com o próprio campo, considerando sua natureza. Tudo hoje é muito fragmentado”.
A professora Dra. Nelia Del Bianco é jornalista, professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) aposentada (2016). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991) e especialista em Educação à Distancia pelo Senac DF (2006). Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB desde 2004, e atualmente integra a linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Foi professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Ouro Preto (2020-2022) e membro do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania (2016-2021). É membro da Rede de Radiojornalismo da SBPJor, do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, do Grupo de pesquisa Geografias da Comunicação e integra a rede de pesquisadores Worlds of Journalism Study (2021-2023). É uma das editoras da revista Brazilian Association of Journalism Researchers. É pesquisadora do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM), centro de caráter multidisciplinar da Universidade de Brasília. Foi vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação ( 2008-2020). Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014). Coordenou o GT Rádio da Intercom (1995 -2000). Por essa atuação, o GT Rádio recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2000 na categoria grupo inovador. Em 2009 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Em 2023 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações, políticas de comunicação, comunicação pública e desinformação. Publicou dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, análises sobre o impacto das tecnologias digitais de informação na configuração de conteúdos no jornalismo e meios audiovisuais além de estudos sobre políticas públicas de comunicação. É co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (2011). Há mais de 30 anos atua como consultora na área de rádio e educação, além de ter experiência em produção de programas radiofônicos educativos para instituições públicas e não governamentais, criação de radioweb, reposicionamento de rádio, gestão de projetos de comunicação e de grupos de pesquisa.
Segundo o coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Dr. Gerson Luiz Martins a visita da pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) se constitui numa importante contribuição e orientação para os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCOM. Destacou ainda que a maturidade do Programa reforça a qualidade da formação que espelha nas avaliações quadrienais da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e a importância do intercâmbio com pesquisadores de outras universidades brasileiras, que a Aula Inaugural é um momento importante para confraternização entre os estudantes do curso de Mestrado e do curso de Doutorado.
Marque em sua agenda este evento e participe.
Evento: Aula Inaugural 2025 – PPGCOM – UFMS
Local: Auditório do Curso de Música – FAALC-UFMS
Data: 10 de março de 2025
Hora: 8h30