Pós-fotorreportagem e a narrativa do fotojornalismo foram temas da palestra de pesquisador da Unesp

Postado por: Gerson Luiz Martins

O pesquisador, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), curso de Mestrado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Dr. Denis Porto Renó realizou palestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS) sobre pós-fotorreportagem e as narrativas do fotojornalismo em cibermeios. A palestra aconteceu no último dia 2 de dezembro e teve a participação dos alunos e professores do PPGCOM e profissionais jornalistas. O pesquisador Denis Renó tem inúmeros artigos publicados sobre narrativas transmídia e tem se dedicado ao estudo da fotografia no ambiente virtual e na composição da narrativa do fotojornalismo no aproveitamento dos recursos e na integração para as plataformas de ciberjornalismo.

De acordo com a professora e pesquisadora do PPGCOMUFMS, Dra. Katarini Miguel é imprescindível aproveitar as oportunidades de assistir e debater com pesquisadores de outras universidades temas contemporâneos e de grande importância para os processos de comunicação, seja para nossas pesquisas, atividades docentes na graduação e na pós-graduação e mesmo para a atuação cotidiana do profissional do jornalismo.  O coordenador do PPGCOM, Dr. Gerson Luiz Martins destacou a necessidade e a importância de eventos como esse e lamentou a baixa frequência dos alunos do PPGCOM. Ressalvou ainda o professor Martins que “os alunos do PPGCOM que não participaram da palestra perderam por não se integrar em tema tão importante e ainda ter a oportunidade de conhecer um pesquisador que é referência internacional nas pesquisas sobre narrativas transmídia”. 

O professor Dr. Denis Renó veio a Campo Grande para assistir a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Jornalismo da filha Julia Renó no dia 2 de dezembro, com o tema “Dores e cores da fronteira narrativa multimídia sobre mulheres bolivianas, paraguaias e descendentes no Mato Grosso do Sul”.