Pesquisa em Comunicação e suas interfaces foi tema da Aula Inaugural 2025 realizada pela Dra. Nelia Del Bianco

Postado por: Gerson Luiz Martins

A pesquisa em Comunicação e suas interfaces inter e transdisciplinares foi o tema da palestra que a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UnB), Dra. Nelia Del Bianco realizou no evento “Aula Inaugural” do primeiro semestre de 2025 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) . O evento aconteceu no último dia 10 de março, no Auditório da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) e reuniu professores, pesquisadores, alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCOM.

A Dra. Nelia Del Bianco destacou, no evento, que os métodos científicos para a pesquisa na área de Comunicação devem ser flexíveis, multidisciplinares e híbridos, enfatizou que os estudantes de Mestrado e Doutorado devem conhecer bem o seu foco de estudo, seu objeto de pesquisa para que possa fazer a escolha mais adequada do processo metodológico para a pesquisa. Enfatizou que há dois momentos distintos quando a pesquisa se trata de uma dissertação (Mestrado) e de uma tese (Doutorado), pois, segundo a professora, há um tempo de dedicação – Mestrado dois anos e Doutorado quatro anos – que também ajudam a definir a melhor metodologia a ser utilizada.

A professora Dra. Nelia Del Bianco é jornalista, professora associada da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) aposentada (2016). Doutora em Comunicação pela ECA-USP (2004) com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha (2009), mestre em Comunicação pela UnB (1991) e especialista em Educação à Distancia pelo Senac DF (2006). Atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB desde 2004, e atualmente integra a linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Foi professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Ouro Preto (2020-2022) e membro do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania (2016-2021). É membro da Rede de Radiojornalismo da SBPJor, do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, do Grupo de pesquisa Geografias da Comunicação e integra a rede de pesquisadores Worlds of Journalism Study (2021-2023). É uma das editoras da revista Brazilian Association of Journalism Researchers. É pesquisadora do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM), centro de caráter multidisciplinar da Universidade de Brasília. Foi vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação ( 2008-2020). Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014). Coordenou o GT Rádio da Intercom (1995 -2000). Por essa atuação, o GT Rádio recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação de 2000 na categoria grupo inovador. Em 2009 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Liderança Emergente. Em 2023 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações, políticas de comunicação, comunicação pública e desinformação. Publicou dezenas de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e capítulos de livros sobre a condição do rádio na sociedade contemporânea, análises sobre o impacto das tecnologias digitais de informação na configuração de conteúdos no jornalismo e meios audiovisuais além de estudos sobre políticas públicas de comunicação. É co-fundadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (2011). Há mais de 30 anos atua como consultora na área de rádio e educação, além de ter experiência em produção de programas radiofônicos educativos para instituições públicas e não governamentais, criação de radioweb, reposicionamento de rádio, gestão de projetos de comunicação e de grupos de pesquisa. 

Confira a galeria de fotos da Aula Inaugural 2025 do PPGCOM