Doutorando do PPGCOM apresenta estudo sobre ciberterrorismo em evento internacional na Argentina

Postado por: Marcos Paulo da Silva

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS) foi representado pelo estudante de doutorado António Damião no primeiro encontro da Rede de investigadores em Comunicação Internacional (RICI).  O evento ocorreu de 24 a 26 de setembro de 2025 e foi promovido pela Universidade Católica da Argentina (UCA), em Buenos Aires. O pós-graduando apresentou o trabalho “Ciberterrorismo em Moçambique: dinâmicas de radicalização pelo Facebook na província de Cabo Delgado”, fruto de sua pesquisa de doutorado.

Natural de Moçambique, Damião trouxe no trabalho um olhar para as questões que envolvem a comunicação e o terrorismo no país. Para o evento, em que participou de forma remota, o pós-graduando apresentou um estudo que analisa as dinâmicas do ciberterrorismo em Moçambique, focando nas estratégias de radicalização e propaganda do grupo ISIS-Moçambique no Facebook.

No artigo, Damião evidenciou como o ciberespaço, pouco regulado, é usado para disseminar extremismo, recrutar jovens e promover terror físico-psicológico. “Este artigo, é um registro inicial da pesquisa que poderá fazer parte da tese, mas foi um mapa mental para olhar aquilo que pretendo trazer. Por enquanto, meu estudo é focado nas coberturas televisivas relacionadas aos ataques terroristas no norte de Moçambique”, explica.

Damião tem uma longa carreira no jornalismo. Em 2014, iniciou a graduação na Escola Superior de Jornalismo (ESJ-Manica) e dois anos depois começou a atuar na mídia televisiva do país. Em 2023, optou por seguir a carreira acadêmica, iniciando o mestrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

“Em 2024, após a qualificação no mestrado, me inscrevi no programa de mobilidade internacional (GCUB-mob), que promove a internacionalização nas universidades brasileiras. Fui um dos 100 melhores classificados a nível Mundial e conquistei uma bolsa de estudos. Optei em vir para a UFMS por sugestão dos professores do mestrado que já conheciam o programa”, pontua.

(Reportagem e texto: Naiane Mesquita – Doutoranda do PPGCOM/UFMS)