Corpo Docente
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A LINHA DE PESQUISA DOS DOCENTES
Docentes do Quadro Permanente
Profa. Dra. Daniela Ota
daniela.ota@ufms.br
Doutora (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestre (2000) pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da UFMS. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, principalmente nos seguintes temas: jornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Faz parte do grupo Geografias da Comunicação, coordenado pela professora Dra. Sônia Virgínia Moreira. Autora de um livro, quatro capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas e em anais de eventos. http://www.geografias.net.br
Disciplina: Geografias da Comunicação e Regionalidade
Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade
Grupo de Pesquisa: Geografias da Comunicação
Profa. Dra. Daniela Giovana Siqueira
daniela.siqueira@ufms.br
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tendo desenvolvido a pesquisa: “Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória”, com sanduíche realizado na Universitat de València, sob orientação do Professor Doutor Vicente Sánchez-Biosca, ambos com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a dissertação: “Cenas de um horizonte político: o ano de 1963 e a produção de cinejornais a serviço de uma administração municipal na capital de Minas Gerais”. Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq MinasMundo: o cosmopolitismo na cultura brasileira (https://projetominasmundo.com.br) e do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/). Coordena os projetos de extensão: “O audiovisual na cidade: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons” e “Preservação audiovisual de acervo sul-mato-grossense”. Coordenou entre 2003 e 2009 o projeto Cine-Pop: programa de inclusão, reflexão em sessões comentadas e realização de vídeos a partir de oficinas voltadas para pessoas com trajetória de vida nas ruas de Belo Horizonte. Co-coordenou entre 2009 e 2010 o projeto Cine Repertório: cineclube voltado para formação no campo da História do Cinema Brasileiro e Mundial.
Disciplina:
Linha de Pesquisa:
Grupo de Pesquisa:
Prof. Dr. Gerson Luiz Melo Martins
gerson.martins@ufms.br
Doutor (1999) em Jornalismo e mestre (1994) em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes (ECA), professor Titular da UFMS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, desenvolve pesquisas em Ciberjornalismo, Ensino de Jornalismo e Convergência de Mídia. Coordenador do Congresso Internacional de Ciberjornalismo (2008 – 2020). É membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo Online da UFBA; do Grupo de Pesquisa Laicom da Universidade Autônoma de Barcelona. Participa da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JorTec da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Foi fundador e presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ (2004-2006 e 2006-2008), atual Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – Abej; foi presidente da Comissão Assessora da Área de Comunicação do MEC/INEP, consultor ad-hoc da SESu/MEC; é diretor de Relações Institucionais da ABEJ (2008/2010 – 2010/2012 – 2012/2014 – 2014/2016 – 2016/2018) e foi membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ (2008-2012). Organizador e autor do livro Performance em Ciberjornalismo (2017), publicado pela Editora UFMS. É membro fundador da Rede Internacional de Pesquisa em Ciberjornalismo (Red Internacional de Investigación en Ciberperiodismo – RIIC).
Disciplina: Linguagens da Mídia Contemporânea
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Grupo de Pesquisa: Ciberjornalismo – CIBERJOR-UFMS
Prof. Dr. Hélder Prior
helder.prior@ufms.br
Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.
Disciplina: Comunicação e Política
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Grupo de Pesquisa:
Prof. Dr. Julio Carlos Bezerra
julio_bezerra@ufms.br
Professor do curso de Audiovisual da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Formou-se doutor em Comunicação e Cinema pelo PPGCOM da UFF (2013), e mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ (2008). Realizou pesquisa de pós-doutorado na ECO-UFRJ sobre cinema contemporâneo, fenomenologia e o corpo. Fez estágio pós-doutoral na Columbia University (2015-2016). Foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2016-2018). Jornalista e crítico de cinema, colaborou com uma ampla gama de publicações (Revista Programa, Revista de Cinema, Bravo!, Mosh, Cinética etc.). Curador das retrospectivas de Abel Ferrara (CCBB, 2012) Samuel Fuller (CCBB, 2013) e Jean Renoir (CCBB, 2016). Coproduziu e codirigiu a série Esquinas para o Canal Brasil (Globosat) e dirigiu os curtas E agora? (2014) e Pontos corridos (2017). Atua principalmente nos seguintes temas: cinema contemporâneo, história e teoria do cinema, documentário, fenomenologia, ontologia e realismo especulativo. Autor dos livros “A eterna novidade do mundo: especulações sobre um certo cinema contemporâneo” publicado em 2019 e “Documentário e jornalismo: Propostas para uma Cartografia Plural” publicado em 2013, ambos pela Editora Garamond.
Profa. Dra. Katarini Giroldo Miguel
katarini.miguel@ufms.br
Jornalista e professora com experiência em comunicação/jornalismo ambiental, jornalismo radiofônico, assessoria de imprensa e consultorias para ONGs e movimentos socioambientais. Pesquisadora das relações sociedade, meio ambiente, meios de comunicação e tecnologias. Cursou especialização em jornalismo científico no Labjor/Unicamp, é mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com período de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madri, bolsista Capes (Programa Institucional Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE). Professora no curso de jornalismo e no mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Texto informado pelo autor)
Disciplina: Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais na Internet
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Profa. Dra. Márcia Gomes Marques
marcia.gomes@ufms.br
Doutora (2002) em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma, é socióloga (1990), formada pela PUC do Rio de Janeiro, e mestre (1995) em Comunicación Social pela Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá. Tem trabalhos publicados nas áreas de Cultura Midiática, Estudos de Recepção e Ficção Audiovisual. É coordenadora de grupo de pesquisa vigente desde 2007, e coordenadora da pesquisa “Adaptação de Obras literárias para o Audiovisual”. Atualmente está na Universidad Autónoma de Barcelona, participando da pesquisa “Protocolo de Qualidade de Produtos Audiovisuais”, com retorno previsto para o segundo semestre de 2011. Áreas de interesse para orientação: Conteúdos sociais e representação social nos produtos midiáticos; Convergência de mídias e sociedade contemporânea.
Disciplinas: Mídia e representação social ; Teorias da Comunicação; Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva
marcos.paulo@ufms.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), orientando e lecionando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e no curso de graduação em Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC/UFMS). Desenvolveu estágio de pós-doutorado como pesquisador visitante (2022) na School of Journalism da Michigan State University (Michigan, Estados Unidos) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Secretário Especial de Comunicação Social e Científica da UFMS (2017). É vice-coordenador (2022-2024) do GT Estudos de Jornalismo da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Foi presidente (2019-2021) e diretor científico (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e vice-coordenador (2017-2020) do GP Teorias do Jornalismo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou como jornalista concursado na Universidade de São Paulo (HRAC-USP, 2006-2009), onde desenvolveu projetos de comunicação pública e divulgação científica. Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS). É membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (gestões 2016-2019, 2019-2022 e 2023-2024).
Disciplinas: Cotidiano e Estética Jornalística; Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Grupo de Pesquisa: Cotidiano e Noticiabilidade
Prof. Dr. Mário Luiz Fernandes
mario.fernandes@ufms.br
Doutor (2007) e mestre (2000) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (1989) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa a imprensa de Mato Grosso do Sul, projeto que desenvolveu o Portal de Mídia que traz o mapeamento dos veículos de comunicação no estado. Atua também como pesquisador nas áreas de teorias do jornalismo e história da imprensa.
Disciplinas: Teorias do Jornalismo; Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade
Profa. Dra. Rose Mara Pinheiro
rose.pinheiro@ufms.br
Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Possui Doutorado em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, na área de Educomunicação, e Pós-Doutorado na Faculdade Cásper Libero (bolsa Capes). Sócia fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação), onde foi diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada (gestão 2014-2016), e membro do NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação). Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Educação e Comunicação pela ECA/USP, e mestrado em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde a especialização, tem-se dedicado aos estudos da Educomunicação. Em sua trajetória acadêmica, foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação das Escolas de Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi, da FIAM FAAM, e da Uninove. Foi formadora do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo; mediadora do curso Mídias na Educação, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o NCE/USP; e articuladora no projeto Educom.Rádio, parceria entre o NCE e a Prefeitura de São Paulo. Iniciou sua carreira como repórter e editora de vários jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Vale Paraibano. Foi gerente de agências de comunicação, como CDN, FSB e Ketchum Estratégia. Durante quatro anos, atuou na área de Comunicação Empresarial da Bayer, sendo responsável por assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico e comunicação integrada.
Disciplina: Tópicos Especiais: Fundamentos da Educomunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Grupo de Pesquisa: Educomunicação
Prof. Dr. Silvio da Costa Pereira
silvio.pereira@ufms.br
Doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (Do fotojornalismo ao jornalismo visual: um estudo do processo de produção de relatos jornalísticos com imagens técnicas em três redações brasileiras — 2020), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis — 2008). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e em Engenharia Mecânica também pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989).
Disciplina:
Linha de Pesquisa:
Grupo de Pesquisa:
Profa. Dra. Tais Tellaroli Fenelon
tais.fenelon@ufms.br
Professora do Curso de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Comunicação Social pela UMESP, foi membro do Projeto Competências profissionais na TV Digital brasileira – produção, interatividade e possibilidades educativas. Possui mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Pós-graduação Lato Sensu em Jornalismo e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Disciplina: Narrativas audiovisuais em displays digitais
Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade
Grupo de Pesquisa:
Docentes do Quadro Colaboradores
Prof. Dr. Marcio Blanco Chavez
marcio_blanco@ufms.br
Doutor em Comunicação pela UERJ na linha de Tecnologias de Comunicação e Cultura (2019). Mestre em Comunicação pela mesma Universidade. Graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004). Desenvolve pesquisas e projetos na área de curadoria, cinema e educação com foco na produção audiovisual nas escolas e periferias. Foi professor substituto no Departamento de Cinema e video da Universidade Federal Fluminense (2015/2016) e na graduação em Cinema e Audiovisual do Instituto Infnet (2018). É coordenador geral do Festival Visões Periféricas desde 2007 e do Visões Lab, primeira plataforma brasileira de geração de negócios e desenvolvimento de projetos audiovisuais ligados à periferia. Tem experiência na área de direção, roteiro, produção audiovisual para cinema e televisão, tendo dirigido a série Crônicas Urbanas para o Canal Futura e o curta Ellen e Davi com prêmio de roteiro concedido pela RioFilme. Coordenou diversos projetos de formação em audiovisual em espaços populares, dentre eles destaca-se a Escola Popular de Comunicação Crítica, do Observatório de Favelas, o projeto nacional Vidas Paralelas realizado pelo Ministério da Cultura e Ministério da Saúde e as oficinas de video em escolas públicas do Programa de Criança Petrobrás na Maré. Trabalhou na formulação, consultoria e execução de políticas públicas e projetos para o terceiro setor nas áreas de audiovisual, cultura digital e saúde do trabalhador. Foi Conselheiro Consultivo na secretaria do Audiovisual em 2008 e 2009 e diretor institucional nacional na Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas.
Disciplina:
Linha de Pesquisa:
Grupo de Pesquisa:
Prof. Dr. Vitor Tomaz Zan
vitor.zan@ufms.br
Professor do curso de Audiovisual da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS. Dedicou seu mestrado, na Universidade Paris 3, à obra de Jonas Mekas. No doutorado, também pela Paris 3, concentrou-se na dimensão territorial de um vasto número de filmes brasileiros realizados entre 2005 e 2018. Coordena o projeto de pesquisa Observatório do Cinema Brasielrio e os projetos de extensão Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporêneo e Mostra de Cinemas Indígenas de Mato Grosso do Sul. Dedica-se também à dimensão sonora do audiovisual, atuando na captação e pós-produção de áudio.
Disciplina:
Linha de Pesquisa:
Grupo de Pesquisa: