COMPÓS e PPGCOM-UFMS fecham Encontro Anual com participação recorde

Postado por: Gerson Luiz Martins

O 29º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), realizado entre 24 e 27 de novembro de 2020, de forma virtual, com organização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), teve a maior participação na história do evento. Foram 789 inscritos, com presença de  312 autores e 409 estudantes de pós-graduação, estudantes de mestrado e doutorado de todas as regiões do país.

O presidente da COMPÓS, Maurício Ribeiro da Silva, destacou que “a grande presença de ouvintes, em especial jovens pesquisadores, se mostra muito relevante do ponto de vista de uma visão inclusiva de ciência”. Para o coordenador do PPGCOM/UFMS e presidente da Comissão Organizadora Local, Marcos Paulo da Silva, o formato virtual do evento trouxe desafios e dificuldades intrínsecas, mas também algumas oportunidades, como a participação massiva de pessoas de diferentes partes do Brasil. O coordenador destacou que “sobre as dificuldades, ressaltamos a compreensão e a colaboração de todas e todos para que o evento, mesmo nas limitações naturais da virtualidade, ocorresse de forma tranquila, produtiva e construtiva”.

O coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Marcos Paulo da Silva, destacou que “o PPGCOM/UFMS foi criado em 2011 e titulou sua primeira turma de mestres dois anos depois. No momento, temos quase uma centena de titulados, muitos doutores ou alunos de doutorados em outros programas no Brasil e do exterior, com contribuições à ciência e ao pensamento crítico. A contribuição do PPGCOM-UFMS também está calcada no desenvolvimento regional. Não por acaso, nossas pesquisas encontram forte ressonância nas variáveis regionais de um estado rico em trocas culturais e em biodiversidade. Logo, todo o corpo docente do PPGCOM/UFMS estave muito satisfeito por ser sede do Encontro da COMPÓS e poder dar visibilidade a este universo de pesquisa”.

Solenidade de Abertura

O 29º Encontro Anual da COMPÓS teve início na tarde do dia 24 de novembro com a solenidade de abertura e a cerimônia de entrega do Prêmio Eduardo Pañuela Canizal de Teses e Dissertações. Como representantes da UFMS, falaram, em modelo de videoconferência, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),professor Marcelo Augusto Santos Turine, e a diretora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), professora Vera Lucia Penzo Fernandes, , além do coordenador do PPGCOM-UFMS, Marcos Paulo da Silva.

Para o reitor da UFMS, a realização do evento, mesmo no cenário de dificuldades relacionado à pandemia da COVID-19, ilustra a vocação da instituição para o recebimento de grandes eventos, a exemplo da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em 2019. Marcelo Turine também ressaltou o planejamento do PPGCOM-UFMS para a abertura de um curso de Doutorado na área da Comunicação. A diretora da FAALC, Vera Penzo, destacou o apoio institucional para que a realização do Encontro da COMPÓS fosse possível e salientou o compromisso da Faculdade com o pensamento crítico materializado na organização do evento.

Também discursaram em nome da COMPÓS o presidente da entidade, Maurício Ribeiro da Silva, e a vice-presidente, Nísia Martins do Rosário. O diretor científico da Associação, Osmar Gonçalves dos Reis Filho fez a apresentação das teses e dissertações premiadas, solenidade que apresentou os discursos de agradecimento de todos os contemplados e seus orientadores.

Conferência de abertura

O pesquisador mexicano e professor do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, Raul Fuentes Navarro proferiu, também na tarde do dia 24 de novembro de 2020, a conferência de abertura “Comunicação e fronteiras: geografias e espaços simbólicos das práticas comunicativas na América Latina”. A conferência, que teve público médio de 300 pessoas, teve a mediação do professor do PPGCOM-UFMS, Gerson Luiz Martins.

Para Gerson Luiz Martins, o tema da conferência mostrou-se muito importante às pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGCOM-UFMS. “Mato Grosso do Sul constitui um Estado rico em variáveis culturais regionais, a exemplo das influências das diversas etnias indígenas e das vastas fronteiras geográficas e simbólicas com a Bolívia e o Paraguai. Trata-se de um espaço social pertinente para o debate das fronteiras geográficas e simbólicas estabelecidas pelo universo das mídias e da Comunicação”.

Professor e pesquisador no Departamento de Estudos de Comunicação Social do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, Raúl Fuentes Navarro desenvolve projetos de pesquisa sobre a institucionalização e a profissionalização das Ciências da Comunicação na América Latina. Esteve na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como pesquisador visitante por intermédio do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) “Comunicação e mediações em contextos regionais: usos midiáticos, culturas e linguagens”, desenvolvido pelo PPGCOM/UFMS em parceria com PPGCOM/USP (Proponente) e PPGEM/UFRN.

Grupos de trabalho

O 29º Encontro Anual da COMPÓS teve sequência nos dias 25 e 26 de novembro com as atividades simultâneas dos 20 grupos de trabalho. Foram 200 artigos apresentados e debatidos pelos participantes do evento. No dia 27 de novembro ocorreu a reunião de avaliação dos trabalhos por parte dos coordenadores e vice-coordenadores dos grupos. Na tarde do mesmo dia, o Conselho Ordinário da COMPÓS, formado por todos os coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil também se reuniu para um balanço das atividades e a discussão de outras pautas caras à área.

Texto: Marcos Paulo da Silva