Com apoio do PPGCOM, UFMS promove V Ciclo Internacional “Demarcando diferenças”
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebe a partir do dia 07 de abril de 2025, no Auditório 1 do Complexo Multiuso 1, o V Ciclo Internacional de Debates (De)marcando Diferenças. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher, do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (Impróprias) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. A iniciativa conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). O V Ciclo Internacional de Debates colocará em pauta reflexões e aprendizagens sobre governamentalidades e resistências em um mundo pós-pandêmico.
Participarão do evento pesquisadores de universidades brasileiras e de países como Bolívia, Colômbia, México, Portugal e Moçambique. Constam na programação nome como Anahí Guedes de Mello (ANIS), Lina Berrio (CIESAS, México), Ilka Boaventura Leite (UFSC), Franklin Gil Hernandéz (UNC, Colômbia), Luciana de Oliveira Dias (UFG), Jean Segata (UFRGS), Isabel Maria Casimiro (UEM, Moçambique), Isadora Lins França (UNICAMP), além da jornalista e pesquisadora Fabiana Moraes (UFPE / The Intercept Brasil), indicada pelo PPGCOM/UFMS para compor a programação. A conferência de abertura, no dia 7 de abril, com o tema “Do antropoceno ao androceno, ou vice-versa”, será proferida pelo pesquisador Miguel Vale de Almeida, do ISCTE (Portugal). Já a conferência de encerramento, no dia 11 de abril, com o tema “Pandemia, patriarcado e Estado: reorganização política da resistência”, ficará a cargo da pesquisadora Adriana Guzmán (UMSA, Bolívia).
As palestras do ciclo serão ministradas presencialmente pela primeira vez após a pandemia da Covid-19, organizadas em duas conferências e três mesas redondas. A participação de todas as pessoas é gratuita e haverá certificado para quem comparecer. O evento é financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e conta com a parceria da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação dos Docentes da UFMS, Associação Campo-Grandense de Professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMS e IFMS.
O formulário de pré-inscrição pode ser submetido no link: https://forms.gle/ZgAyKFHU9bLydt9A7
Programação:
07/04/2025 – Conferência de Abertura
Do antropoceno ao androceno, ou vice-versa
Miguel Vale de Almeida (ISCTE, Portugal)
08/04/2025 – Mesa I Gênero e Democracia
Anahí Guedes de Mello (ANIS)
Fabiana Moraes (UFPE / The Intercept Brasil)
Lina Berrio (CIESAS, México)
09/04/2025 – Mesa II
Ilka Boaventura Leite (UFSC)
Franklin Gil Hernandéz (UNC, Colômbia)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
10/04/2025 – Mesa III
Jean Segata (UFRGS)
Isabel Maria Casimiro (UEM, Moçambique)
Isadora Lins França (UNICAMP)
11/04/2025 – Conferência de Encerramento
Pandemia, patriarcado e Estado: reorganização política da resistência
Adriana Guzmán (UMSA, Bolívia)
Serviço
Quando: 7 a 11 de abril de 2025
Horário: 19h
Onde: UFMS, Campo Grande, Auditório 1 do Complexo Multiuso 1
Evento gratuito
Outras informações: @nenp.ufms