Mídia e representação social

Ementa

Partindo da apresentação das abordagens teóricas sobre as representações sociais de Marx, Weber, Durkheim e Schutz, a disciplina visa introduzir e discutir a relação entre representação social e mídia, contando nesse quesito com os aportes teóricos de autores contemporâneos que refletem sobre essa relação. Com respeito às representações sociais midiáticas serão discutidos aspectos relativos à construção social de conhecimento, à identidade social, e as relações entre cultura, linguagem e interação social. 

Bibliografia 

ANDRADE, Antonio; REIMÃO, Sandra (orgs.). Fusões: cinema, televisão, livro e jornal. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

BERGER, Peter L. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

BOUDIEU, Pierre. Sobre la televisión. 4. ed. Barcelona: Anagrama, 2001.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CASETTI, Francesco. El film y su espectador. Madrid: Cátedra, 1996.

CHAUÍ, Marilena de Sousa. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

FISKE, John. Television culture. London: Routledge, 1997.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOMES, Márcia. O intertexto midiático: ficção seriada televisiva e adaptação de obras literárias. As ideias no fluxo das mídias. Conexão (UCS), v. 08, p. 92-108, 2009.

_________. ?Telenovela, aprendizagem de conteúdos sociais e entretenimento?, Estudos de Sociologia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v.11, n.1-2, jan./dez., 2005, 143-160.

_________. Os personagens das telenovelas. Trajetórias típicas e projetos de identidade social. Revista Comunicação Midiática, v. 7, p. 29-48, 2007.

_________. Recepção de telenovelas e aproveitamento de conteúdos sociais. In: Osvando J. de Morais. (Org.). Tendências atuais da pesquisa em comunicação no Brasil. Coleção Verde-Amarela, Os Raios Fúlgidos.. 1 ed. São Paulo: Intercom, 2008, v. 3, p. 115-129.

GUARESCHI, Pedrinho A.; DUVEEN, Sandra … [et al.]. Textos em representações sociais. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GUIDE, Michael (org.). Explore media culture. London: Sage, 1996.

JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.

LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.

LULL, James. Medios, comunicación, cultura. Buenos Aires: Amorrortu, 1997.

MARTÍN BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. México: Gustavo Gili, 1987.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (I – Feuezbach). 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.

SHUTZ, Alfred. El problema de la realidad social. 2. ed. Buenos Aires: Amorrortu, 2008

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. 13. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 1991.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Próxima