Área de concentração e Linhas de pesquisa
Área de Concentração: Mídia e Representação Social
Ementa: Pesquisa as representações sociais nos processos de produção e recepção dos produtos midiáticos. Pela transdisciplinaridade, busca refletir sobre essas representações e suas transformações a partir das práticas comunicacionais por meio do uso da linguagem, das narrativas e dos discursos. Investiga os meios de comunicação social como instrumentos culturais nas mediações do processo de construção da identidade, da sociabilidade, da memória social e das práticas sociais, políticas e culturais. Privilegia-se o estudo da construção de conteúdos midiáticos e de imagens da realidade social no contato do local com o global, bem como na formação da identidade e da cultura. Relaciona as linguagens e as narrativas midiáticas com a construção de representações e identidades sociais.
Linha de Pesquisa 1: Mídia, Identidade e Regionalidade
Ementa: Estuda os sistemas e as estruturas dos meios de comunicação nos âmbitos regional e de fronteiras, os processos, produtos e as linguagens da mídia local e regional e os fluxos midiáticos locais, regionais e internacionais. Neste contexto, adquire maior relevância a investigação das representações sociais na indústria de mídia e nos conglomerados regionais e de temas relacionados à ideologia e à identidade no discurso da mídia regional, em relação às questões identitárias de gênero, indígenas, étnicas, fronteiriças, culturais e latino-americanas. Investiga também as políticas de comunicação, bem como a aplicabilidade da legislação na comunicação regional. Promove a análise e reflexões sobre as identidades, origens, história e estruturação da indústria de mídia regional.
Linha de Pesquisa 2: Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos
Ementa: Pesquisa as representações sociais nos discursos, estruturas narrativas e linguagens de mídia. Investiga os processos e práticas de produção, produtos e recepção das mensagens midiáticas. Por meio da análise crítica da mídia, estuda os discursos, as estéticas e articulações políticas e ideológicas dos conglomerados de mídia e de produção cultural no contexto nacional e internacional. Analisa a contribuição dos suportes tecnológicos midiáticos contemporâneos e nos processos comunicacionais de ficção e de não-ficção. Desenvolve processos por meio da tecnologia de Internet na construção de novas linguagens midiáticas de seus processos de produção: estruturas narrativas, gêneros e formatos nas plataformas digitais e nos meios de comunicação. Investiga as características do público consumidor de mídia e como foco dos conglomerados midiáticos na formação da opinião pública.

