Lançamento de livro marca os dez anos do PPGCOM-UFMS

Postado por: Gerson Luiz Martins

Texto: Mario Luiz Fernandes

O livro Regionalidade e discursos midiáticos: mapeamento e análise em Mato Grosso do Sul, a ser lançado em 15 de março, é uma das ações comemorativas dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A publicação é composta por 12 capítulos escritos por professores e alunos como resultado das principais dissertações do PPGCOM desenvolvidas entre 2017 e 2020.

Organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes, Daniela Ota e Taís Tellaroli Fenelon, o livro está estruturado em três eixos temáticos que reúnem estudos sobre a mídia sul-mato-grossense. O primeiro – Contextos midiáticos regionais e fronteira – traz dois capítulos sobre aspectos da programação e mapeamento das emissoras de rádio, um discute a imprensa online fronteiriça como espaço para debate público ou como espaço para a superficialidade, e um analisa o documentário Planuras, sobre o Pantanal. O segundo eixo temático – Discurso midiático político e social – tem cinco capítulos focados na análise dos discursos da mídia do estado sobre temas como a ditadura militar, conflitos entre indígenas e ruralistas, suicídio, questões de gênero e Educomunicação. A última parte – Produção midiática, tecnologias digitais e interatividade – com três capítulos, aborda o uso das redes sociais e da tecnologia da comunicação na produção da notícia e na interação com o público do Facebook, no telejornal e em ciberjornais.

Implantado em agosto de 2011, o PPGCOM da UFMS é o primeiro de Mato Grosso do Sul e o quarto da região Centro-Oeste. Nesta primeira década de atividades, titulou 92 mestres. Tem como Área de Concentração é Mídia e Representação Social, e como Linhas de Pesquisa Mídia, Identidade e Regionalidade; Linguagens, Processos e Produtos Midiáticos.

O atual coordenador, professor Marcos Paulo da Silva, destaca que os objetivos do Programa são “capacitar pesquisadores para a área de comunicação; desenvolver estudos e técnicas voltadas à qualificação profissional para o exercício da docência em comunicação; promover pesquisas científicas que investiguem a complexidade da comunicação, notadamente no que diz respeito a seu caráter regional e as linguagens e processos midiáticos visando contribuir para o conhecimento científico da área”.

Serviço:

Regionalidade e discursos midiáticos: mapeamento e análise em Mato Grosso do Sul
Daniela Cristina Ota, Mario Luiz Fernandes, Taís Tellaroli Fenelon (orgs.) – 1. ed. – Campo Grande: UFMS, 2020. PDF

Versão PDF para download