Estudos de recepção será tema de Aula Inaugural do semestre 2026/1
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS) abre oficialmente o semestre letivo 2026 com a aula magna “Na linha do tempo: pesquisa de recepção e consumo midiático”, que será ministrada pela professora convidada Nilda Jacks, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade acontece no dia 2 de março de 2026 (segunda-feira), às 18h, no Anfiteatro do Curso de Música da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), com entrada pela portaria do campus localizada ao lado do Lago do Amor. Na ocasião, também serão recepcionados os novos pós-graduandos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação da UFMS.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993) e com Pós-doutorados em Comunicação na University of Copenhagen (1999), na Dinamarca, e na Universidade Nacional da Colômbia (2006), Nilda Jacks – professora titular da UFRGS – tem se destacado na América Latina como uma referência em pesquisas qualitativas e estudos de recepção e de consumo midiático.
Além da aula inaugural, a docente convidada também ministrará aos alunos do PPGCOM/UFMS a disciplina concentrada “Pesquisa em Comunicação: técnicas qualitativas”, entre os dias 2 e 6 de março.
Lançamento de livros
A abertura do semestre letivo também será marcada pelo lançamento de dois livros relacionados a pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGCOM/UFMS. Escrito por Driele Borges, intérprete de Libras e mestranda em Comunicação, o livro “O foguete da imaginação” (Editora Ases da Literatura, 2025) se destaca por trazer acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as páginas, por meio de QR Codes que direcionam à tradução em vídeo. A obra possui ilustrações de Aparecido José da Silva e é voltada a crianças de 4 a 8 anos, convidando os pequenos leitores a embarcar em uma experiência lúdica metaforizada por um foguete. O livro pode ser utilizado por famílias, educadores e escolas como ferramenta de incentivo à leitura e à valorização da diversidade linguística desde a infância. A autora desenvolve pesquisa no PPGCOM/UFMS direcionada à atuação de pessoas surdas como influencers nas redes sociais.
Já o egresso Silvio Monteiro Júnior lança o livro “Voepass 2283: tragédia e desinformação” (Editora Life, 2026), decorrência de pesquisa de Mestrado desenvolvida no PPGCOM/UFMS entre 2024 e 2025 sobre a cobertura midiática de acidentes aéreos. A pesquisa investigou a cobertura ciberjornalística de acidentes aéreos com foco no impacto da instantaneidade sobre a qualidade da informação em contextos de crise. O trabalho foi fundamentado em pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e entrevistas com especialistas na busca por compreender como as notícias, os fluxos informacionais e as mediações tecnológicas influenciam a construção da narrativa jornalística em desastres aéreos, avaliando a relação entre precisão, credibilidade e espetacularização da tragédia. O autor é graduado em Ciências Aeronáuticas como piloto na Academia da Força Aérea Brasileira e possui vasta experiência em operações de resgate de acidentes aéreos no Brasil e no exterior.

