Coordenação do curso de Jornalismo da UFMS lança livro sobre 30 anos do curso

Postado por: Gerson Luiz Martins

A coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul lançou na última terça-feira, 11 de agosto o livro “Entre tempos, 30 anos do curso de Jornalismo da UFMS”, organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes e Rafaela Lopes Peres. De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, professor Dr. Mario Luiz Fernandes, o livro é resultado de um esforço conjunto dos professores do curso e alunos egressos para relatar a história e a importância do curso pioneiro em Mato Grosso do Sul e do qual, hoje, tem egressos em diversos pontos do Brasil, entre professores, profissionais do jornalismo, pesquisadores, mestres e doutores, além de jornalistas de referência nacional e internacional como o repórter da Folha de S. Paulo, Rubens Valente, que faz o Prefácio do livro, e a repórter da Rede Globo, Veruska Donato, entre muitos outros.

Segundo o coordenador do curso, professor Fernandes, “a proposição inicial para este livro era resgatar detalhadamente os trinta anos da história do curso, missão que logo se mostrou difícil, pois são inúmeras as circunstâncias, os fatos, os desdobramentos e porque muitos desses elementos, como é comum na história, se perderam no tempo. Foram mais de 800 alunos graduados, dezenas de chegadas e partidas de professores titulares, substitutos e voluntários, reformas curriculares para inovar e adaptar o curso às mudanças do universo da comunicação, premiações de trabalhos de alunos em eventos regionais e nacionais”.

O livro é dividido em duas partes, a primeira “O Ensino de Jornalismo” composto de oito capítulos como Curso de Jornalismo da UFMS, 30 anos de história de Edson Silva e Loraine Gonçalves; Novas diretrizes curriculares: novos desafios de Katarini G. Miguel e Marcos Paulo da Silva; Os TCCs como instrumentos de 52 experimentação e formação acadêmica também de autoria de Katarini G. Miguel e Marcos Paulo da Silva; Jornalistas egressos da UFMS de Mario Luiz Fernandes e Gustavo Zampieri; Mestrado com foco na regionalidade e linguagens jornalísticas de Mario Luiz Fernandes; Análise das dissertações defendidas no Mestrado de Rose Mara Pinheiro e Marcele Aroca Camy; Jornalismo UCDB: 21 anos de história de Oswaldo Ribeiro; Jornalismo Anhanguera-Uniderp: transformação e inovação e Angélica Magalhães, Clayton Sales e Raquel Guimarães. Na segunda parte “Expansão e modernização dos meios de comunicação”, com oito capítulos como Um perfil do jornal impresso de Mario Luiz Fernandes; Fotojornalismo: uma visão preliminar de Silvio Pereira; A evolução da visualização da notícia em jornais impressos de MS de Rafaella Lopes Pereira Peres; Rádio em transição: panorama das emissoras em Campo Grande de Daniela Ota e Helder S. S. Lima; A televisão aberta em Campo Grande na era digital de Taís M. Tellaroli Fenelon; Vinte anos de TV UFMS: um novo olhar para a rede social de Thayná de Oliveira e Rose Mara Pinheiro; Ciberjornalismo em MS: pioneirismo e consolidação de um modo de produção em jornalismo de Gerson Luiz Martins e Fernanda F. Fortuna e Produção Cinematográfica de Hélio Godoy.

O livro está disponível em PDF de forma gratuita, para baixar clique aqui LIVRO – 30 anos JOR UFMS. Os organizadores também vão disponibilizar uma versão impressa a ser lançada nos próximos meses.