Aluno do PPGCOM recebe Prêmio Adelmo Genro Filho 2019
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Lucas Souza da Silva teve sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) selecionado como melhor trabalho acadêmico na categoria Iniciação Científica. A pesquisa, que foi orientada pelo professor e pesquisador do PPGCOM, Dr. Marcos Paulo da Silva, tratou do Discurso de ódio contra a população LGBT nas publicações de notícias no Facebook, foi produzida como TCC em 2018. O pesquisador Lucas Silva ingressou no curso de Mestrado do PPGCOM-UFMS no início de 2019 e faz um desdobramento do trabalho da graduação, orientado pelo professor Dr. Hélder Prior.
O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo em 2004 e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual dos pesquisadores. Sua finalidade é identificar anualmente quais os pesquisadores que apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo, de modo a construir/consolidar a identidade do nosso campo científico.
O PAGF é entregue anualmente em cinco categorias: 1) Iniciação Científica; 2) Mestrado; 3) Doutorado; 4) Pesquisa Aplicada; e 5)Sênior, que premia um pesquisador por sua trajetória acadêmica e pelas contribuiçoes para consolidar o jornalismo como área científica. A Categoria Pesquisa Aplicada foi integrada ao PAGF em 2018.
A categoria Sênior é julgada pela diretoria executiva e pelo conselho científico da SBPJor. As demais categorias são julgadas por comissões julgadoras específicas, cada uma delas composta pesquisadores designados pelo Coordenador da premiação. Cada comissão julgadora delibera pelo voto da maioria de seus membros.
Confira a relação dos pesquisadores premiados em 2019 na categoria Iniciação Científica:
CATEGORIA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Premiado:
Título: Discurso de ódio contra a população LGBT nas publicações de notícias no Facebook
Autor: Lucas Souza da Silva
Orientador: Dr. Marcos Paulo da Silva
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Menção honrosa:
Título: A violência contra a mulher no telejornalismo sensacionalista
Autora: Carolina Cattaneo
Orientadora: Dra. Thaís Helena Furtado
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Foto: Lucas Souza da Silva