Pesquisadores do PPGCOM/UFMS apresentam trabalhos no Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços em Corumbá
Três pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS) participaram do IX Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços, realizado entre 29 de setembro e 2 de outubro no Campus do Pantanal (CPAN/UFMS), em Corumbá (MS).
Marcos Paulo da Silva, docente e coordenador do programa, e Paulo Ricardo Gomes, jornalista e doutorando em Comunicação, apresentaram o trabalho “O voto dos jovens fronteiriços diante da crise nos sistemas peritos: uma proposta de investigação sobre a recepção dos sistemas simbólicos do jornalismo e da justiça eleitoral”. O objetivo da pesquisa é compreender como os jovens de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai) tomam decisões eleitorais em um cenário de crise de confiança nos sistemas simbólicos, representados pelo jornalismo e pela justiça eleitoral. Segundo os pesquisadores, a hipótese inicial aponta que, diante da crise de legitimidade dos sistemas de confiança, as redes sociais desempenham papel central na formação da opinião política, fragmentando concepções de deliberação coletiva e identidades culturais na fronteira.
Sonia Virgínia Moreira, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora FUNDECT/CNPq do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) e pesquisadora visitante no PPGCOM/UFMS, também participou do evento e apresentou o trabalho “As inter-relações entre comunicação, políticas públicas e desenvolvimento regional em territórios de fronteira”. O estudo, em fase inicial, pretende reunir literatura e levantamento de políticas públicas locais de comunicação, considerando dados de infraestrutura de mídia e inclusão digital e audiovisual. Segundo a autora, o objetivo é compreender como a mídia local e regional se articula com comunidades fronteiriças, especialmente no contexto da transição econômica do estado e da construção da Rota Bioceânica.
SEF – O IX Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços (SEF) foi realizado entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2025, no Câmpus do Pantanal (CPAN), em Corumbá-MS. O evento é organizado pela UFMS, por meio do CPAN, em articulação com o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, com coordenação local do professor Carlo Golin.
O SEF é um encontro bienal de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais interessados nos diversos aspectos das fronteiras, promovendo debates interdisciplinares, apresentação de trabalhos, mesas temáticas e intercâmbio de metodologias e saberes sobre dinâmicas socioculturais, políticas e territoriais nas regiões fronteiriças.