PPGCOM recebe Dra. Sonia Virginia Moreira como nova pesquisadora e professora visitante pelo Edital da Fundect

Postado por: Gerson Luiz Martins

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebe, a partir do primeiro semestre de 2025, a professora e pesquisadora Dra. Sonia Virginia Moreira como pesquisadora visitante por meio de Edital de Professor Visitante da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) do Estado de Mato Grosso do Sul. A professora Sonia Virginia Moreira tem contrato como pesquisadora e professora visitante pelo prazo de dois (2) anos, renovados por mais dois anos.

Segundo o novo coordenador do PPGCOM, professor Dr. Marcos Paulo da Silva, o ingresso da Dra. Sonia Virginia Moreira é um reforço significativo para o desenvolvimento e fortalecimento das pesquisas na área de Comunicação realizadas no PPGCOM. Destacou o coordenador que Sonia Virginia Moreira tem um histórico como pesquisadora de referência internacional e consolida o PPGCOM-UFMS em nível de alta qualidade na região Centro-Oeste.

O professora Dra. Sonia Virginia Moreira é jornalista, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Jornalismo (Universidade Gama Filho, 1977), mestrado em Jornalismo (Universidade do Colorado – Boulder, 1981) e doutorado em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1999). Editora-chefe da INTERCOM- Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, junto com Marialva Barbosa (UFRJ). Foi professora visitante (titular) da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020). Integra o conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e representa a América Latina no comitê gestor do World Journalism Education Council – WJEC. Pesquisadora sênior das redes internacionais de pesquisa The Worlds of Journalism Study (LMU-Munique) e The International Media Concentration Research Project (Universidade de Columbia, NY). Lidera o Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiodifusão, jornalismo e estudos interdisciplinares, com produção sobre os seguintes temas: Brasil, ensino e pesquisa em jornalismo, geografias da comunicação, infraestrutura de telecomunicações, inclusão-exclusão audiovisual e digital, mídia local e regional, sistemas públicos de radiodifusão.

Dra. Sonia Moreira e Dra. Daniela Ota compartilham grupos de pesquisa