Coordenador do PPGCOM recebe homenagem da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) em Goiânia
A diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) fará homenagem ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor Dr. Gerson Luiz Martins como primeiro presidente da Abej de 2004 (foto) a 2006. A homenagem faz parte da programação do 23 Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor 2024), que será realizado em Goiânia (GO), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) entre os dias 23 e 26 de abril próximo. A sessão de homenagem acontece no dia 24 de abril, às 20h00, no Auditório da Escola de Formação e Humanidades da PUC-Goiás. Segundo a presidente da Abej, professora Dra. Marluce Zacariotti a instituição comemora 20 anos de fundação, realizada em abril de 2004 em Florianópolis, (SC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) quando foi realizado o 7º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo e o que existia como Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) se constituiu na Associação Brasileiro de Ensino de Jornalismo (Abej).
A Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) é uma organização de professores e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Nosso principal objetivo é a defesa da qualidade do ensino de jornalismo a partir do fortalecimento do campo científico autônomo. A ABEJ se preocupa com as diretrizes curriculares, laboratórios, metodologias de ensino, teoria e técnica do jornalismo, pesquisa, desenvolvimento de novas habilidades e tecnologias, ética e legislação, mercado de trabalho entre outras questões que envolvem a formação jornalística. A aprovação da linha de atuação e as estratégias são definidas nos encontros nacional e regionais que ocorrem anualmente.
A proposta de reunir professores dos cursos de Jornalismo surgiu do grupo que participou do Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo (Labjor/Unicamp – 1994). Em seguida foi levada para o Intercom 94 (Piracicaba/SP) ampliado o número professores de Jornalismo e foi marcado o I Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Em ambas as ocasiões foram feitas avaliações gerais sobre a realidade dos cursos de Jornalismo e a necessidade de realizar discussões sistemáticas visando a busca de novos caminhos a partir da experiência que vem sendo desenvolvida pelos próprios docentes.
O I Encontro Nacional de Professores de Jornalismo ocorreu no Intercom 95 (Aracaju/SE). Na oportunidade, vários temas foram levantados. Entre eles o Projeto Pedagógico para o curso de Jornalismo, o perfil dos professores de Jornalismo, o estágio e a inserção dos professores nos projetos de Pesquisa e Extensão. Foi reafirmada, ainda, a oficialização do Núcleo de Professores de Jornalismo junto a direção da Intercom, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas passassem a fazer parte das atividades da entidade. Como desdobramento foi realizado o Simpósio Didático-Pedagógico de Professores de Jornalismo, em abril de 1996, na PUC/Minas, onde o debate sobre o processo pedagógico foi aprofundado. Foi decidido realização de uma pesquisa sobre o Perfil do Professor de Jornalismo, sob a responsabilidade da PUC/Campinas e do Labjor, e a publicação de uma revista reunindo experiências do ensino de Jornalismo.
Atualização: 29/04/2024
Fotos da solenidade de homenagem ao primeiro presidente da ABEJ e aos ex-presidentes.