Pós-fotorreportagem, o jornalismo imagético em narrativas complexas é tema de palestra no PPGCOM
O professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Dr. Denis Porto Renó realizará palestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS) sobre “Pós-fotorreportagem, o jornalismo imagético em narrativas complexas”. De acordo com o professor Dr. Denis Renó, “a fotografia faz parte da vida humana,há quase dois séculos. Nesse período, vivemos mudanças expressivas, desde a tecnologia até a relação das pessoas com a própria fotografia. Atualmente, com os dispositivos móveis com câmeras fotográficas acopladas, a fotografia se transformou em algo comum, o que levou alguns teóricos e fotógrafos a acreditarem no fim da fotografia, que dá lugar ao que Fontcuberta define como pós-fotografia. Entretanto, esse fim é questionado por outros atores que observam as mudanças de forma positiva e acompanhada por um desafio, a construção de narrativas complexas imagéticas. Essa palestra resulta de uma investigação aplicada que busca compreender e experimentar os potenciais das fotorreportagens contemporâneas que, quando acompanhadas das características apontadas por Fontcuberta, passam a ser denominadas como pós-fotorreportagens”.
A palestra do professor Dr. Denis Renó acontece no dia 2 de dezembro, às 9h00 no PPGCOM-UFMS. Os interessados deverão fazer inscrição, gratuita, na secretaria do PPGCOM. Segundo o coordenador do PPGCOM, professor Dr. Gerson Luiz Martins a palestra faz parte do programa de atividades para qualificação do Programa e ainda oferecer aos alunos, professores, alunos de graduação em Comunicação, profissionais oportunidade para conhecer e debater temas contemporâneos e de interesse para a área de Comunicação.

Prof. Denis Renó no Foro de Periodismo Digital na Argentina ao lado do prof. Gerson Luiz Martins
O professor e pesquisador Dr. Denis Porto Renó é jornalista, fotógrafo e documentarista, é livre-docente em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Desenvolveu sua dissertação de Mestrado sobre Produção e Exibição de Cinema Documentário na Internet (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação do prof. Dr. Sebastião Carlos de Morais Squirra, e sua tese de Doutorado em Comunicação Social no programa de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, onde pesquisou sobre Linguagens para o Cinema Documentário Interativo (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação da profa Dra Elizabeth Moraes Gonçalves.. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (Espanha), com o tema “Jornalismo Transmídia: Um estudo sobre a produção de reportagens para mídias digitais”, sob a supervisão do prof Dr Jesus Miguel Flores Vivar.Desenvolveu outra pesquisa de pós-doutorado a Universidade de Aveiro (Portugal), com o tema “Touch Journalism: Linguagens para hiperjornalismo em dispositivos móveis”, sob a supervisão do professor Dr. Fernando Ramos. Desenvolveu uma terceira pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal), com o tema Redes, Midiação e Inovação Territorial, sob a supervisão dos professores Fernando Ramos e Luis Pedro. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Jornalismo Eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estudos de mídia, jornalismo, internet, interatividade e televisão, assim como em produções audiovisuais do gênero documentário.
Denis Porto Renó é professor associado do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista – Unesp, onde ministrou as disciplinas Telejornalismo I e II, atualmente ministrando as disciplinas Fotojornalismo I e Fotojornalismo II. É professor permanente e membro do conselho do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado e doutorado), assim como professor permanente no Programa de Doutorado em Mídia e Tecnologia e professor permanente e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia da mesma instituição, professor visitante do Mestrado em Comunicação Digital Interativa na Universidade Nacional de Rosario (Rosario, Argentina), professor visitante do curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Técnica Particular de Loja (Loja, Equador) e professor colaborador honorífico da Universidade Complutense de Madri, onde participa do grupo de pesquisa MidaLab. Como pesquisador, atua no desenvolvimento de pesquisas sobre Comunicação, Jornalismo, Narrativa Transmídia, Cinema interativo, Narrativas Audiovisuais e Novas Tecnologias Digitais. É Diretor Científico da Cátedra Latino-americana de Narrativa Transmídia (sede em Rosario, Argentina) e membro-associado da Media Ecology Association. É autor de mais de 100 artigos científicos publicados em revistas do Brasil, Espanha, México, Portugal, Colômbia, Peru, Polônia e Paraguai. É autor de 5 livros publicados em Espanha, organizador de mais de 10 livros coletivos e autor de mais de 50 capítulos de livros publicados em Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, Peru, Argentina, México e Portugal. Foi autor de conferencias em Brasil, Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Espanha, Equador, México, Peru, Chile, Polônia e Argentina.