Pesquisador do PPGCOM publica livro sobre a destituição de Dilma Rousseff
O pesquisador associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS), Hélder Prior e os pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) Liziane Guazina e Bruno Araújo lançaram livro Desconstruindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff pela Editora Insular. O livro, sexto volume da Série Jornalismo e Sociedade, trata do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República em 2016, um tema controverso e polêmico num cenário complexo. Mostra como os meios de comunicação e as mídias sociais atuaram durante o impeachment, que muitos pesquisadores compreendem como um golpe parlamentar, uma ruptura ou soft coup. Uma investigação que esclarece a derrubada de Dilma Rousseff e seus desdobramentos político-econômicos ainda hoje sentidos, a partir de pesquisas centradas na observação empírica e na análise sobre a atuação dos meios de comunicação tradicionais e das mídias sociais no processo político-midiático. Os autores revelam os mecanismos de construção midiática da queda de Dilma Rousseff, a constituição de um cenário de opinião favorável ao impedimento e de desconstrução da imagem pública do Partido dos Trabalhadores, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita. Uma publicação que contribui para os estudos sobre o papel desempenhado pela mídia no processo de impeachment de Dilma Rousseff e para a reflexão sobre os tempos politicamente turbulentos em que vivemos.

Prof. Dr. Hélder Prior
Segundo o professor do PPGCOM-UFMS, Hélder Prior, se trata de uma pesquisa que esclarece a destituição de Dilma Rousseff e seus desdobramentos político-econômicos ainda hoje sentidos, a partir de pesquisas centradas na observação empírica e na análise sobre a atuação dos meios de comunicação tradicionais e das redes sociais no processo político-mediático.
O professor e pesquisador Hélder Prior é doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicaçãoda Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre maio de 2014 e dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2012). É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília. É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom). É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.