Corpo Docente
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A LINHA DE PESQUISA DOS DOCENTES
Docentes do Quadro Permanente
Prof. Dr. Gerson Luiz Martins
Doutor (1999) em Jornalismo e mestre (1994) em Comunicação pela USP, Escola de Comunicações e Artes (ECA), professor adjunto IV da UFMS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, desenvolve pesquisas em Ciberjornalismo, Ensino de Jornalismo e Convergência de Mídia. Foi presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ (2004-2006 e 2006-2008), é presidente da Comissão Assessora da Área de Comunicação do MEC/INEP, consultor ad-hoc da SESu/MEC; diretor de Relações Institucionais do FNPJ e membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ.
Disciplina: Linguagens da Mídia Contemporânea
Prof. Dr. Mário Luiz Fernandes
Doutor (2007) e mestre (2000) em Comunicação pela PUC/RS e professor adjunto da UFMS. Desenvolve estudos sobre imprensa do interior, teorias do jornalismo, história da imprensa e comunicação institucional. Autor de dois livros, cinco capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas e em anais de eventos. Coordena o grupo de pesquisa Mídia, Identidade e Regionalidade que atualmente desenvolve o Portal de Mídia sobre a imprensa de Mato Grosso do Sul.
Disciplina: Teorias do Jornalismo
Profª. Drª. Daniela Ota
Doutora (2006) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e mestre (2000) pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da UFMS. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, principalmente nos seguintes temas: jornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Faz parte do grupo Geografias da Comunicação, coordenado pela profª Drª Sônia Virgínia Moreira. Autora de um livro, quatro capítulos de livros e diversos artigos publicados em revistas científicas e em anais de eventos. http://www.geografias.net.br
Disciplina: Geografias da Comunicação e Regionalidade
Profª. Drª. Márcia Gomes Marques
Doutora (2002) em Ciências Sociais pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma, é socióloga (1990), formada pela PUC do Rio de Janeiro, e mestre (1995) em Comunicación Social pela Pontifícia Universidad Javeriana – Bogotá. Tem trabalhos publicados nas áreas de Cultura Midiática, Estudos de Recepção e Ficção Audiovisual. É coordenadora de grupo de pesquisa vigente desde 2007, e coordenadora da pesquisa “Adaptação de Obras literárias para o Audiovisual”. Atualmente está na Universidad Autónoma de Barcelona, participando da pesquisa “Protocolo de Qualidade de Produtos Audiovisuais”, com retorno previsto para o segundo semestre de 2011. Áreas de interesse para orientação: Conteúdos sociais e representação social nos produtos midiáticos; Convergência de mídias e sociedade contemporânea.
Disciplinas: Mídia e representação social ; Teorias da Comunicação
Prof. Dr. Marcos Paulo da Silva
Marcos Paulo da Silva é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalhando no Curso de Jornalismo – onde também desempenha a função de Coordenador de Curso – e no Mestrado em Comunicação. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche (PDEE/CAPES) na Syracuse University (Syracuse, New York, Estados Unidos). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Iniciou a carreira como repórter e redator em veículos de comunicação do interior paulista. Atuou por três anos (2006-2009) como jornalista na Universidade de São Paulo (HRAC-USP), desenvolvendo atividades de comunicação institucional pública, assessoria de imprensa e projetos editoriais especiais. Realiza pesquisas sobre aspectos teóricos do jornalismo, noticiabilidade, cotidiano e estética da comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Cotidiano e Noticiabilidade (UFMS). (Texto informado pelo autor)
Disciplina: Cotidiano e Estética Jornalística
Profª Drª Tais Marina Tellaroli
Professora do Curso de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Comunicação Social pela UMESP, foi membro do Projeto Competências profissionais na TV Digital brasileira – produção, interatividade e possibilidades educativas. Possui mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Pós-graduação em Jornalismo e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Disciplina: Narrativas audiovisuais em displays digitais
Prof. Dr. Hélio Augusto Godoy de Souza
É Professor e Pesquisador das Graduações em Artes Visuais e Jornalismo, e no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde leciona Fotografia, Vídeo, Documentário e Semiótica. Desenvolve pesquisa sobre Tecnologia e Linguagem dos Filmes Documentários 3D Estereoscópicos. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É autor do livro Documentário, Realidade e Semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento (AnnaBlume 2001). Como realizador cinematográfico, produziu as seguintes obras: Cubatão Meu Amor (1991); Piraputanga (1993); Bacia do Córrego Bandeira (1994); Arqueologia do Gasoduto Bolívia Brasil (2001); Projeto Corumbá (2004); A Poeira (2007), “Arqueologia de Mato Grosso do Sul” (2008); e “O Lago 3D” (2009). Atualmente desenvolve pesquisa a respeito de documentários estéreo 3D sobre o meio ambiente.
Disciplinas: Linguagem audiovisual e documentário; Documentário e Semiótica.
Profª Drª Katarini Giroldo Miguel
Jornalista e professora com experiência em comunicação/jornalismo ambiental, jornalismo radiofônico, assessoria de imprensa e consultorias para ONGs e movimentos socioambientais. Pesquisadora das relações sociedade, meio ambiente, meios de comunicação e tecnologias. Cursou especialização em jornalismo científico no Labjor/Unicamp, é mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com período de doutorado sanduíche na Universidade Complutense de Madri, bolsista Capes (Programa Institucional Doutorado Sanduiche no Exterior – PDSE). Professora no curso de jornalismo e no mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Texto informado pelo autor)
Disciplina: Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais na Internet
Profa. Dra. Rose Mara Pinheiro
Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Possui Doutorado em Ciências da Comunicação, pela ECA/USP, na área de Educomunicação, e Pós-Doutorado na Faculdade Cásper Libero (bolsa Capes). Sócia fundadora da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação), onde foi diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada (gestão 2014-2016), e membro do NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação). Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, com especialização em Educação e Comunicação pela ECA/USP, e mestrado em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde a especialização, tem-se dedicado aos estudos da Educomunicação. Em sua trajetória acadêmica, foi professora dos cursos de graduação e pós-graduação das Escolas de Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi, da FIAM FAAM, e da Uninove. Foi formadora do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo; mediadora do curso Mídias na Educação, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o NCE/USP; e articuladora no projeto Educom.Rádio, parceria entre o NCE e a Prefeitura de São Paulo. Iniciou sua carreira como repórter e editora de vários jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Vale Paraibano. Foi gerente de agências de comunicação, como CDN, FSB e Ketchum Estratégia. Durante quatro anos, atuou na área de Comunicação Empresarial da Bayer, sendo responsável por assessoria de imprensa, comunicação interna, planejamento estratégico e comunicação integrada.
Disciplina: Tópicos Especiais: Fundamentos da Educomunicação
Docentes do Quadro Colaboradores:
Prof. Dr. Álvaro Banducci
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002). É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAV´ALMA – UFMS) e é membro do Grupo Temático de Trabalho e Pesquisa em Turismo (GTTUR – UFMS). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antopologia Rural e do Turismo e pesquisa temas tais como gente pantaneira, pesca, turismo e cultura popular.
Disciplina: Mobilidade, Globalização e cultura regional
Profª. Drª. Greicy Mara França
Doutora em Comunicação Social pela UMESP (2004) e professora adjunto 4 da UFMS. Desenvolve estudos sobre Jornalismo científico, Jornalismo ambiental, Comunicação ambiental, Comunicação e saúde e História da imprensa regional. Autora de um capítulo de livro e diversos artigos publicados em revistas científicas e em anais de eventos. Coordena o grupo de pesquisa Mídias Ambientais e participa do grupo de pesquisa Mídia, Identidade e Regionalidade. Coordena o Núcleo de Jornalismo Científico da UFMS que tem o site http://www.cienciaenoticia.com.br
Disciplina: Docência do Ensino Superior
Prof. Dr. Marcelo Câncio Soares
Professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotado no Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Experiência na área de comunicação, com ênfase em telejornalismo, teorias do jornalismo e comunicação rural, atuando principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, vídeo documentário e televisão e jornalismo especializado.
Disciplina: Mídia Fronteiriça