Capes aprova Doutorado em Comunicação na UFMS

Postado por: Gerson Luiz Martins

O  Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes) aprovou, em reunião realizada no último dia sete de junho, a proposta para abertura do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM-UFMS). A avaliação do CTC-ES da Capes ratificou a nota quatro obtido pelo PPGCOM na última avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação no Brasil.

O parecer do CTC-ES destaca que “a proposta de abertura do curso de Doutorado é apresentada de modo contextualizado e pertinente ao planejamento de expansão da pós-graduação stricto sensu da UFMS e da unidade acadêmica à qual o PPG está vinculado. Os objetivos de crescimento do programa são coerentes com a estrutura curricular proposta, composta por disciplinas e referencial bibliográfico afinados com as linhas de pesquisa e com a área de concentração. A proposta demonstra elevado grau de planejamento ao indicar o formato, a quantidade de vagas e os principais critérios de seleção discente”.  E ainda “recomenda-se a aprovação da proposta pelas seguintes razões: a) a infraestrutura é adequada à expansão do Programa e à abertura do curso de Doutorado; b) a proposta contém documentos indicativos do comprometimento institucional com a implantação do curso; c) os objetivos de crescimento do programa são compatíveis com a estrutura curricular, a área de concentração e os objetivos propostos; d) o perfil de egressos é coerente com o escopo do Programa; e) a qualificação dos docentes é bem articulada ao objetivos e ao desenho curricular da proposta; f) a produção intelectual do corpo docente é regular, consistente e qualificada; g) com a implantação do Doutorado, o Programa avança rumo à consolidação e reafirma seu papel nucleador na região em que está inserido”.

O coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Dr. Gerson Luiz Martins destacou que o resultado “é fruto de muito e exaustivo trabalho iniciado em 2010 com o convite ao consultor de Área de Comunicação da Capes, professor Dr. Marcius Freire, para que orientasse o grupo de professores do curso de Jornalismo no processo para criação do curso de Mestrado, realizado pelo professor Gerson Luiz Martins e que foi reforçado com o ingresso de novos pesquisadores que garantiram o nível de qualidade para novos desafios, como a proposta de curso de Doutorado, a partir da última avaliação do curso de Mestrado pela Capes”.

O professor e pesquisador do PPGCOM-UFMS, Dr. Marcos Paulo da Silva destacou que “fomos bem elogiados no processo avaliativo. Eles (CTC-ES) fazem referência ao planejamento estratégico que anexamos. Então será preciso pensar como atingir as metas, a começar pelo credenciamento de novos colegas”.

Segundo o coordenador do PPGCOM-UFMS, professor Gerson Luiz Martins o Edital de Processo Seletivo para o curso de Doutorado está previsto para abrir em outubro ou novembro, com ingresso de primeira turma de alunos para o primeiro semestre letivo de 2024.

Crédito imagem: Rafaela Peres