Estudantes do PPGCOM/UFMS levam pesquisas sobre esporte, diversidade, educação e meio ambiente ao INTERCOM 2025

Postado por: Marcos Paulo da Silva

Estudantes de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS) apresentaram os resultados de suas pesquisas no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), evento realizado de 1º a 5 de setembro, em Vitória, Espírito Santo.

“Participar de um evento e apresentar o nosso trabalho traz a oportunidade de ganhar mais experiência, de amadurecer como pesquisador”, defende a mestranda Mara Cristina Machado, que integrou o grupo de pesquisadores do programa. Mara apresentou o trabalho “A descentralização do consumo de futebol e a interseção das TVs de clubes do Brasil”, que tem orientação do professor Julio Carlos Bezerra. Foi a primeira vez que a estudante participou de um congresso nacional, que para ela foi uma oportunidade incrível. “Temos a possibilidade de conhecer e ter um diálogo, uma troca com pesquisadores que são referência nacional na área em que atuamos. No meu caso, tive a oportunidade de conhecer e conversar um pouco com, por exemplo, pesquisadores estudiosos de coletivos e laboratórios que são conhecidos no Brasil, nessa área de comunicação e esporte, o que é muito incrível”, frisa.

Assim como Mara, os alunos de pós-graduação do PPGCOM/UFMS participaram ativamente de diversos grupos de pesquisa no Intercom 2025, entre eles, o de Comunicação e Educação, Comunicação e Esporte, Comunicação, Alteridade e Diversidade, Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente e Geografias da Comunicação.

 

Confira todos os trabalhos apresentados

GP Comunicação e Esporte:

  • A descentralização do consumo de futebol e a interseção das TVs de clubes do Brasil – Mara Cristina de Morais Machado e Prof. Dr. Julio Carlos Bezerra (UFMS)

 

GP Comunicação, Alteridade e Diversidade:

  • Discurso de ódio homofóbico no Facebook: uma análise dos comentários das publicações de notícias nos Ciber jornais de Campo Grande-MS – Lucas Souza da Silva (UFMS)

 

GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente:

  • Criminalização da onça: mídia local, engajamento e negacionismo climático em território pantaneiro – Camila Andrade Zanin e Profa. Dra. Katarini Giroldo Miguel

 

GP Geografias da Comunicação:

  • Mulheres fronteiriças: uma análise de conteúdo de jornais locais no Dia da Mulher – Rafaela Alvarenga Flôr e Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota
  • Geografia e comunicação: análise documental sobre a presença de mulheres em jornais impressos no interior de Mato Grosso do Sul – Rosália Aparecida da Silva e Profa. Dra. Daniela Giovana Siqueira (UFMS)
  • Rádios comunitárias e a democratização da comunicação: Um olhar a partir das Teorias de Nelson Traquina – Mateus Paixão Cardoso e Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota (UFMS)

 

(Reportagem e texto: Naiane Mesquita – Doutoranda do PPGCOM/UFMS)